"Com uma taxa de compromisso de 83% e uma taxa de execução de 37%, no programa Mar 2020 o investimento apoiado eleva-se a 629 milhões de euros correspondendo a um apoio público de 421,7 milhões de euros no setor das pescas, aquicultura e transformação", lê-se numa nota publicada no 'site' do Mar 2020.
Em junho, os pagamentos a beneficiários subiram para 10 milhões de euros.
A este montante acrescem ainda "os adiantamentos pagos no âmbito das medidas extraordinárias de apoio à liquidez dos beneficiários cujos pagamentos no mês foram 408,3 mil euros".
O Mar 2020, que se insere no Portugal 2020, tem como objetivo a implementação das medidas de apoio enquadradas no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), estando entre as suas prioridades a promoção da competitividade e a sustentabilidade económica, social e ambiental, bem como o aumento da coesão territorial.
Este programa operacional tem uma dotação global de 508 milhões de euros, 116 milhões de euros dos quais correspondem à contrapartida pública nacional, que tem origem no Orçamento do Estado.