Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19. Governo timorense volta a permitir voos domésticos

A Autoridade de Aviação Civil de Timor-Leste (AACTL) informou hoje que os voos domésticos comerciais, suspensos desde 03 de abril, podem retomar a atividade normal.

Covid-19. Governo timorense volta a permitir voos domésticos
Notícias ao Minuto

06:04 - 13/07/20 por Lusa

Economia Covid-19

A decisão foi comunicada a todas as empresas com operações aéreas em Timor-Leste num documento assinado pelo presidente interino da AACTL, Eusébio Freitas.

"O estado de emergência terminou. Por isso, a Autoridade de Aviação Civil gostaria de informar que as operações comerciais domésticas podem ser retomadas com normalidade para todos os operadores", de acordo com o documento.

Na semana passada, a AACTL tinha anunciado que a suspensão dos voos internacionais ia manter-se por tempo indeterminado.

Atualmente, Timor-Leste tem três operações de voos comerciais, incluindo a do avião gerido pela Região Administração Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA) que estabelece ligações aéreas entre Díli, o enclave de Oecusse-Ambeno e a vila de Suai, na costa sul.

Operam ainda aviões do projeto MAF-Timor-Leste, usado para 'charters' de passageiros e também para o transporte de doentes de vários pontos do país.

Também a companhia AeroDili opera voos 'charter' no país.

Apesar do anúncio da retoma de voos domésticos, fonte da MAF explicou à Lusa que a empresa já estava a operar voos domésticos 'charter' usando um dos seus dois aparelhos -- o outro deverá regressar em breve a Timor-Leste depois de manutenção na Austrália.

A operação de e para o enclave continua, no entanto, condicionada, já que um dos pilotos canadianos da aeronave saiu do país, durante o estado de emergência, e não pode voltar a Timor-Leste devido às restrições em voos internacionais, disse à Lusa fonte da autoridade regional.

Apesar do fim do estado de emergência, em 26 de junho, muitas das restrições nas fronteiras mantêm-se inalteradas, estando ainda a ser preparado um diploma conjunto dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, do Interior e da Saúde, com novas regras.

Timor-Leste tinha, até ao estado de emergência devido à covid-19, voos entre Díli e as cidades de Darwin (Austrália), de Kupang e de Denpasar (Indonésia) e de Singapura.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 566 mil mortos e infetou mais de 12,79 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

As medidas para combater a pandemia paralisaram setores inteiros da economia mundial e levaram o Fundo monetário Internacional (FMI) a fazer previsões sem precedentes nos seus quase 75 anos: a economia mundial poderá cair 3% em 2020, arrastada por uma contração de 5,9% nos Estados Unidos, de 7,5% na zona euro e de 5,2% no Japão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório