Os cuidadores informais já podem requerer o estatuto correspondente através do site da Segurança Social, sendo que o formulário para o efeito estará disponível a partir desta quarta-feira, dia 1 de julho.
"A partir de hoje está disponível o formulário online [pode consultar aqui], na Segurança Social Direta através do menu Família, para o pedido de reconhecimento do Estatuto do Cuidador Informal", sublinha o Instituto da Segurança Social, numa nota publicada no site.
De sublinhar que arrancou no mês passado o processo de reconhecimento do estatuto do cuidador informal, em 30 concelhos-piloto. "Apenas para estes concelhos-piloto está prevista a atribuição de subsidio de apoio ao Cuidador Informal, caso estejam reunidas as condições necessárias", pode ler-se.
Quer isto dizer que a "generalização aos restantes concelhos, do pedido de reconhecimento do Estatuto do Cuidador Informal, tem início hoje", de acordo com o organismo.
Além disso, também a partir desta quarta-feira passa a estar disponível o Gabinete de Acolhimento ao Cuidador Informal, em todas as sedes dos Centros Distritais da Segurança Social, para esclarecimento de dúvidas.
Pode consultar aqui um guia prático, realizado pela Segurança Social, sobre o estatuto do cuidador informal.