Meteorologia

  • 12 JULHO 2020
Tempo
25º
MIN 18º MÁX 31º

Edição

Hoje é o último dia para aderir às moratórias bancárias (e ao lay-off)

As moratórias bancárias suspendem o pagamento de prestações de empréstimos e foi uma das medidas adotadas no âmbito da pandemia.

Hoje é o último dia para aderir às moratórias bancárias (e ao lay-off)

As famílias, empresas e outras entidades beneficiárias que ainda não aderiram às moratórias bancárias, mas que o pretendam fazer, têm de comunicar a sua intenção às instituições bancárias até esta terça-feira, dia 30 de junho, de acordo com um diploma do Governo

As moratórias bancárias, sublinhe-se, suspendem o pagamento de prestações de empréstimos e foram alargadas até 31 de março de 2021. 

Além disso, o regime das moratórias passa a ser aplicável também a cidadãos que não tenham residência em Portugal, abrangendo os emigrantes.

As moratórias bancárias são uma resposta do Governo à crise gerada pela pandemia, a partir da qual é possível, desde o final de março, suspender pagamentos de prestações de créditos à habitação e créditos de empresas (capital e/ou juros) até março do próximo ano.

Prazo para pedir acesso ao lay-off simplificado também termina hoje

Além disso, termina também esta terça-feira o prazo para as empresas pedirem, pela primeira vez, acesso ao lay-off simplificado, mais uma medida criada pelo Governo para responder aos impactos da pandemia. Deste modo, as empresas em situação de crise podem entregar o pedido de acesso junto da Segurança Social

Inicialmente, o lay-off simplificado, que arrancou em março, tinha como prazo limite 30 de junho, mas, entretanto, o Governo prorrogou o apoio por mais um mês a quem já esgotou as três renovações, até ao final de julho.

Quanto às empresas que não recorreram ao lay-off poderão fazê-lo até esta terça-feira, dia 30 de junho, de acordo com o diploma publicado em Diário da República, e terão direito a manter o regime até setembro, sendo que a ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, admitiu "reavaliar" a situação nessa altura.

Leia Também: Do novo lay-off às moratórias e abono de família extra, o que há a saber

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório