Meteorologia

  • 04 JULHO 2020
Tempo
30º
MIN 16º MÁX 34º

Edição

Atenuar impacto da pandemia e melhorar liquidez: 10 medidas para empresas

Tome nota de algumas medidas que podem ser fulcrais para a sua empresa.

Atenuar impacto da pandemia e melhorar liquidez: 10 medidas para empresas

As empresas atravessam uma situação complicada e, apesar de ser transversal, há umas mais afetadas do que outras. É, por isso, necessário atenuar o impacto da pandemia nas contas e, ao mesmo tempo, melhorar a liquidez. 

Por onde começar? Afonso Arnaldo, 'partner' da divisão de Impostos Indiretos e de Direitos Aduaneiros em Portugal da Deloitte apresentou, neste artigo, 16 medidas neste sentido. 

Fique com as primeiras oito: 

  1. Pedidos de reembolso de IVA - "Em situações de crédito pontual, em que se antecipa que nos períodos seguintes, isoladamente considerados, se verificará uma situação de pagamento, poderá ser efetuado um pedido parcial de reembolso do crédito de IVA, por forma a permitir a transição de saldo para a próxima declaração periódica, que compense o IVA que haveria a pagar na mesma."
  2. IVA de créditos em mora ou incobráveis - "O recurso à recuperação do IVA contido em créditos em mora ou considerados incobráveis é hoje um processo mais expedito, com a redução dos prazos para metade com o Orçamento do Estados para 2020."
  3. Autoliquidação nas importações de bens - "O regime de autoliquidação de IVA na importação de bens permite evitar a necessidade de pagamento do imposto à Alfândega, para depois recuperar o mesmo apenas na declaração periódica."
  4. Notas de crédito sem regularização de IVA - "Esta possibilidade fará sentido quando o cliente tem uma capacidade de recuperação integral do IVA e fará ainda mais sentido se o sujeito passivo emitente da nota de crédito se encontrar em crédito de imposto."
  5. 'Cash Flow Forecast – If you fail to plan, you plan to fail' - "Por isso, é fundamental que haja capacidade de prever ou simular os diversos cenários e o impacto nos fluxos de entrada e saída de cash. Por estarem diversas variáveis envolvidas e com horizontes temporais incertos, que mudam rapidamente, esta pode ser uma tarefa complexa."
  6. Opções de financiamento - "As medidas de apoio do Governo e outras soluções de financiamento pelos canais tradicionais são positivas e poderão ajudar, mas têm limites e critérios que podem não responder a necessidades específicas. (...) Para algumas, fará sentido repensarem a sua estratégia de financiamento, para se reorganizarem sem comprometer o negócio nem a sustentabilidade da dívida."
  7. Novas Linhas de Crédito - "Quatro novas linhas de crédito garantidas pelo Estado foram disponibilizadas, via instituições bancárias, destinadas a Microempresas, PME, Small e Mid cap. No total, estas novas linhas representam 6,2 mil milhões de euros de financiamento adicional à economia."
  8.  Linha de Crédito Capitalizar com nova dotação específica – Covid-19 - "A nova Linha Específica “Covid-19” foi criada numa lógica de “first come first serve”, tem uma dotação de EUR 400 milhões, compreendendo duas linhas de apoio: Fundo de Maneio (EUR 320 milhões) e Plafond Tesouraria (EUR 80 milhões)."

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório