Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Procura emprego? Tome nota de quatro dicas para se destacar

De um currículo bem ajustado a um acompanhamento proativo após a entrevista, há várias dicas que o podem ajudar neste processo.

Procura emprego? Tome nota de quatro dicas para se destacar
Notícias ao Minuto

11:46 - 23/06/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Emprego

Quem está à procura de emprego deve evidenciar as suas qualidades enquanto profissional para que as entidades empregadoras saibam se o candidato corresponde, ou não, ao perfil que procuram. A Adecco reuniu algumas dicas que visam auxiliar um candidato a diferenciar-se e destacar-se dos restantes. 

Tome nota: 

  1. Quando se tratam de candidaturas, seja seletivo: "Ninguém deve candidatar-se a centenas de empregos ao mesmo tempo - ao inscrever-se em excesso, não terá tempo para pesquisar a empresa, ler minuciosamente a função e adaptar o seu currículo ao trabalho. Ao limitar o número de candidaturas, pode dar a cada uma, o tempo que merece."
  2. Coloque dúvidas e perguntas ao entrevistador: "Fazer algumas ótimas perguntas na entrevista pode garantir que faça o melhor uso possível do seu tempo e obtenha todas as informações necessárias para tomar uma decisão informada, caso lhe seja oferecida a função. Prepare algumas perguntas com antecedência, mas tente pensar em algumas também durante a entrevista, com base no que ouviu - isso ajuda a mostrar o quanto está motivado e interessado no que têm a dizer, o que pode diferenciá-lo de outros candidatos."
  3. Crie empatia com o entrevistador"Ser capaz de estabelecer uma relação de empatia com o entrevistador durante uma reunião pode aumentar as suas possibilidades de conseguir um emprego quando as suas competências e experiência são semelhantes a outros candidatos. Verifique o nome do entrevistador e lembre-se de usá-lo durante a entrevista. Esteja ciente da sua linguagem corporal; certifique-se de manter uma boa postura e realmente ouvir o que lhe estão dizendo. Estar focado, no momento e realmente entender o que está a ser solicitado ajudará a dar uma resposta bem pensada a cada pergunta ou cenário."
  4. Fazer um follow-up da entrevista: "O acompanhamento após a entrevista é uma ótima maneira de demonstrar aos entrevistadores que está realmente interessado em trabalhar com eles e mostra como é proativo e motivado. O tempo é importante - o acompanhamento de apenas uma ou duas horas após a entrevista pode parecer um pouco ansioso demais, enquanto que, se demorar demais, perderá o impacto. Entre em contato no dia seguinte para garantir que o entrevistador se lembra de si - as coisas mudam muito rapidamente no processo de contratação e o entrevistador pode ter visto mais alguns candidatos em 24 horas. Agradeça pelo tempo dedicado, partilhe o quão positivo sentiu-se durante a entrevista e peça feedback."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório