Obras de requalificação da estação do metro dos Olivais concluídas

As obras de reabilitação da estação de metro dos Olivais, iniciadas em fevereiro de 2019 e representando um investimento de 3,9 milhões de euros, estão concluídas e todos os acessos, até agora condicionados, operacionais, revelou hoje a empresa.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
02/06/2020 12:34 ‧ 02/06/2020 por Lusa

Economia

Olivais

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa avança que concluiu as obras desta estação da Linha Vermelha, nomeadamente as várias intervenções de reabilitação profundas, "face ao estado de degradação que apresentavam algumas zonas da estação", assim como a renovação de alguns equipamentos e infraestruturas, "fundamentais para a prestação de um serviço em condições aos passageiros".

As obras na estação dos Olivais envolveram um valor total de investimento de 3.941.490,83 euros, enquadrando-se no plano de investimentos da empresa em curso desde 2017, com o objetivo de modernizar e melhorar as acessibilidades das estações da rede do Metropolitano.

De entre as intervenções, destaque para as obras de "reparação e o tratamento das infiltrações em praticamente todas as zonas da estação, quer nas zonas de utilização pública tais como os cais, átrios, escadas de acesso ao cais e escadas exteriores, assim como nas zonas técnicas, nomeadamente os sub-cais e subestação de tração".

De acordo com a empresa, além das intervenções de cariz estrutural, foram também realizadas reabilitações em alguns elementos arquitetónicos, nomeadamente "a renovação dos tetos das abóbadas do cais, a reabilitação dos painéis de azulejos com as obras plásticas, bem como a limpeza e reabilitação das paredes e pedras de revestimento".

Foram ainda integralmente substituídas duas escadas mecânicas de ligação entre o cais e o átrio, substituídas as portas dos três elevadores da estação e realizadas intervenções de renovação do sistema de bombagem da subestação de tração.

O sistema de videovigilância da estação foi igualmente atualizado, com a inclusão da funcionalidade de controlo de acessos e intrusões à via férrea. Também o sistema de iluminação das zonas públicas da estação foi renovado, com a utilização de novos sistemas de fixação e encaminhamento da iluminação, assim como a utilização de aparelhos de iluminação de baixo consumo em 'led's'.

A estação dos Olivais foi inaugurada em outubro de 1998, e tem um projeto arquitetónico de autoria do arquiteto Rui Cardim e intervenção plástica de Nuno de Siqueira e Cecília de Sousa.

No plano de investimentos em curso de modernizar e melhorar as acessibilidades do metro, ficaram também disponíveis desde a semana passada três elevadores na estação Colégio Militar/Luz, a funcionar diariamente no horário normal, entre as 06:30 e as 01:00, para utilização dos clientes.

"Estes novos equipamentos permitem fazer a ligação entre a superfície e o átrio da estação (um elevador) e a ligação do átrio ao cais de embarque (dois elevadores)", avançou o Metropolitano de Lisboa, destacando a existência de "mais uma estação dotada de acessibilidade plena".

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa indicou que os trabalhos realizados na estação Colégio Militar/Luz, que incluem intervenções de remodelação dos espaços técnicos e a criação de instalações sanitárias públicas, contaram com um investimento de 2,6 milhões de euros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas