Mais ricos são responsáveis por 43% dos impostos pagos ao Estado

A receita fiscal (não incluindo os impostos municipais) dos contribuintes acompanhados pela UGC, no ano de 2024, foi superior a 27 mil milhões de euros, o que representa cerca de 43% do total da execução orçamental.

Mais ricos são responsáveis por 43% dos impostos pagos ao Estado

© Shutterstock

Beatriz Vasconcelos
13/08/2025 08:23 ‧ há 3 horas por Beatriz Vasconcelos

Economia

Contribuintes

As famílias mais ricas, acompanhadas pela Unidade dos Grandes Contribuintes (UGC), da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), pagaram 27 mil milhões de euros em impostos ao Estado, em 2024, o que significa 43% do total da receita fiscal

 

"A receita fiscal (não incluindo os impostos municipais) dos contribuintes acompanhados pela UGC, no ano de 2024, foi superior a 27 mil milhões de euros, representando cerca de 43% do total da execução orçamental", pode ler-se no Relatório sobre o Combate à Fraude e Evasão Fiscais e Aduaneiras 2024

A notícia, refira-se, foi avançada pelo Jornal de Notícias, que dá conta que este valor de 27 mil milhões de euros é um recorde, tal como já tinham sido um máximo os 24 mil milhões de euros pagos por estes contribuintes em 2023. 

Unidade dos Grandes Contribuintes: O que é?

A UGC é uma espécie de 'radar do Fisco' para os contribuintes mais ricos de Portugal. Atualmente, são  5.322 as famílias e empresas acompanhadas por esta unidade da AT. 

"No caso dos contribuintes individuais, são abrangidas as pessoas que tenham rendimentos superiores a 750 mil euros por ano, ou um património superior a cinco milhões de euros (direta ou indiretamente, em bens e direitos)", é referido no relatório. 

Também é explicado que a "UGC acompanha também pessoas com manifestações de fortuna congruentes com esses rendimentos e património, assim como procede ao cruzamento de informação, relativa ao seu rendimento e património, junto de entidades (v.g. empresas) que possam ser consideradas relevantes por terem uma relação jurídica ou económica com grandes contribuintes (individuais)".

De acordo com a informação disponibilizada no Portal das Finanças, a "missão da Unidade dos Grandes Contribuintes consiste em assegurar no domínio da gestão tributária as relações com os contribuintes que lhe sejam atribuídos, estimular e apoiar o cumprimento voluntário das suas obrigações fiscais e exercer em relação a estes a ação de inspeção e de justiça tributária, no âmbito de um novo modelo de relacionamento baseado em processos de cooperação e transparência entre as partes".

"A visão da Unidade dos Grandes Contribuintes, no contexto da sua missão, é o de estabelecer uma relação de cooperação, transparência e boa-fé com os grandes contribuintes que permita promover o cumprimento voluntário das suas obrigações fiscais no momento certo e pelo valor devido, aproximando-o do que é potencialmente exigido pela lei e promovendo a confiança no sistema fiscal", é ainda referido pela AT.

Unidade especial do Fisco acompanha mais 844 fortunas desde 2017

A unidade especial do Fisco que acompanha os grandes contribuintes passou a seguir, nos últimos sete anos, mais 844 fortunas, segundo dados do Ministério das Finanças, divulgados no mês passado.

Em 2024, a UGC seguia 1.602 contribuintes singulares, quando, no início, sete anos antes, só acompanhava 758 pessoas nesta área da inspeção tributária.

Unidade especial do Fisco acompanha mais 844 fortunas desde 2017

Unidade especial do Fisco acompanha mais 844 fortunas desde 2017

A unidade especial do fisco que acompanha os grandes contribuintes passou a seguir, nos últimos sete anos, mais 844 fortunas, mostram dados do Ministério das Finanças.

Lusa | 20:48 - 08/07/2025

Leia Também: Restaurantes (e outros estabelecimentos) podem fechar para férias? 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas