Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

UGT defende prioridade para a proteção social além da pandemia

A UGT defendeu hoje que o Programa Nacional de Reformas 2020 e o Programa de Estabilidade 2020 devem dar prioridade à proteção social, mas não apenas no imediato para responder à crise causada pela pandemia da covid-19.

UGT defende prioridade para a proteção social além da pandemia
Notícias ao Minuto

19:19 - 29/05/20 por Lusa

Economia Coronavírus

"Defendemos que estes documentos estruturantes devem priorizar claramente a área da proteção social não se cingindo ao momento imediato de resposta à covid-19, mas antes, definindo um horizonte temporal mais vasto", assumiu a central sindical numa resolução.

O documento foi aprovado numa reunião do Secretariado Nacional da UGT, que considerou que "o mercado de trabalho vai enfrentar muitos e extensos desafios, incluindo alterações na própria prestação do trabalho, que devem merecer uma atenção especial por parte das políticas publicas".

A necessidade de reforço do investimento no Serviço Nacional de Saúde e noutros serviços públicos, como a Segurança Social, a justiça e a educação, foi também defendida pela UGT, que considerou que estas matérias foram quase ignoradas nos dois documentos do Governo.

"Estes documentos deixam ainda bem evidentes algumas das injustiças e fragilidades da resposta a esta crise para as quais a UGT tem vindo sistematicamente a alertar. Basta atentarmos nos valores que foram apontados para as medidas de apoio às empresas e os que foram apontados para os apoios às pessoas para se verificar o forte desequilíbrio existente nas prioridades definidas pelo Governo", acrescentou.

Na resolução aprovada, o Secretariado Nacional da UGT reafirmou que pretende trabalhar no âmbito da Concertação Social e na negociação coletiva, no sentido de "salvaguardar e valorizar os direitos e rendimentos dos trabalhadores, de forma a pôr cobro ao agravamento da pobreza e desigualdades que já verificam".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório