Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Costa saúda fundo da UE. "Está à altura do desafio que Europa enfrenta"

O primeiro-ministro, António Costa, saudou a proposta de Bruxelas relativamente ao Fundo de Recuperação, mas alerta que cabe ao Conselho Europeu "não frustrar esta esperança".

Costa saúda fundo da UE. "Está à altura do desafio que Europa enfrenta"
Notícias ao Minuto

15:37 - 27/05/20 por Beatriz Vasconcelos

Economia Costa

O primeiro-ministro, António Costa, saudou, esta quarta-feira, a proposta da Comissão Europeia para a criação de um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros, para ajudar a Europa a sair da crise gerada pela pandemia da Covid-19

"Saúdo a ambiciosa proposta da Comissão Europeia, que está à altura do desafio que a Europa enfrenta", escreveu o primeiro-ministro, na rede social Twitter. "O reforço do Quadro Financeiro Plurianual em 750 mil milhões, assegurado pela emissão de dívida pela UE e repartido pelos Estados-membros maioritariamente através de subvenções, somado aos 540 mil milhões de eurosde financiamento já aprovados, permite uma resposta robusta à crise sanitária, económica e social", acrescentou António Costa. 

O Fundo de Recuperação proposto pela Comissão Europeia aumentará o "poder de fogo" da União Europeia contra a crise da Covid-19 para os 2,4 biliões de euros, disse a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen.

Costa considera que a proposta "abre a porta ao reencontro do projeto europeu com os europeus", alertando que "cabe agora ao Conselho [Europeu] não frustrar esta esperança".

De acordo com a proposta de Bruxelas, que deverá começar a ser discutida em breve pelos 27 em sede de Conselho Europeu, Portugal poderá arrecadar no total 26,3 mil milhões de euros do Fundo de Recuperação.

Já os países mais afetados pela pandemia, Itália e Espanha, poderão receber, respetivamente, 172,7 mil milhões de euros (81,8 mil milhões de euros em subsídios e 90,9 mil milhões em empréstimos) e 140,4 mil milhões de euros (77,3 mil milhões de euros em subsídios e 63,1 mil milhões em empréstimos).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório