Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Há 160 famílias a beneficiar de arrendamento acessível. Maioria em Lisboa

De acordo com o Governo, há quase 600 imóveis abaixo do preço de mercado já disponíveis na plataforma de Arrendamento Acessível.

Há 160 famílias a beneficiar de arrendamento acessível. Maioria em Lisboa
Notícias ao Minuto

09:21 - 22/05/20 por Notícias Ao Minuto

Economia arrendamento acessível

Os dados mais recentes do Ministério das Infraestruturas e Habitação apontam para a existência de 160 contratos no âmbito do programa de arrendamento acessível (PAA) até ao momento, sendo que a maioria deles são na região de Lisboa, de acordo com um balanço divulgado esta sexta-feira. 

"Nestes primeiros meses de PAA foram submetidas na plataforma 9.317 candidaturas e registados 591 alojamentos. Estão ativos 160 contratos ao abrigo do PAA, o que significa que 160 famílias já estão a beneficiar de arrendamento com renda abaixo do valor de mercado", pode ler-se num comunicado ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso. 

De acordo com a tutela, cerca de três quartos destes contratos (76%) localizam-se na Área Metropolitana de Lisboa e 10% na Área Metropolitana do Porto. 

De acordo com o Governo, há quase 600 imóveis abaixo do preço de mercado já disponíveis na plataforma de Arrendamento Acessível.

"Do total de contratos celebrados, a maioria (43%) usufrui de um valor de um valor de renda entre os 300 euros e os 500 euros mensais, 36% beneficia de uma renda entre os 500 euros e os 800 euros, 12% paga um valor mensal inferior a 300 euros e apenas 8% suporta uma renda acima dos 800 euros", segundo o balanço. 

Sublinha ainda o Ministério tutelado por Pedro Nuno Santos que a crise económica provocada pela pandemia da Covid-19 também se refletiu no setor imobiliário, tendo tido "igualmente impacto" no Programa de Arrendamento Acessível. "Ainda assim, nos meses de março, abril e maio registaram-se 115 novos registos de imóveis e foram celebrados 55 contratos ao abrigo do PAA", pode ler-se. 

Pode saber mais sobre este programa de arrendamento acessível aqui

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório