Meteorologia

  • 17 JANEIRO 2021
Tempo
10º
MIN 5º MÁX 15º

Edição

Dividendos da Altri relativos a 2019 em pagamento a partir de 15 de maio

A Altri vai pagar os dividendos relativos ao exercício de 2019, de 0,30 euros brutos por ação, a partir de 15 de maio, anunciou hoje a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Dividendos da Altri relativos a 2019 em pagamento a partir de 15 de maio
Notícias ao Minuto

17:26 - 04/05/20 por Lusa

Economia Altri

"Informam-se os senhores acionistas que a partir do próximo dia 15 de maio de 2020 encontra-se a pagamento os dividendos relativos ao exercício de 2019 (...), sendo agente pagador o Banco BPI", lê-se no comunicado.

Os acionistas da Altri tinham aprovado em assembleia-geral, realizada em 30 de abril, a proposta de distribuição de um dividendo bruto de 0,30 euros por ação.

No dia 20 de abril, o presidente do Conselho de Administração da Altri, Paulo Fernandes, disse que a empresa de pasta e papel iria distribuir dividendos aos acionistas, porque, apesar da crise provocada pela covid-19, tem uma situação financeira "muito forte".

"A Altri vai fazer distribuição de dividendos, porque teve um ano, o ano passado, muitíssimo bom, os preços estavam muito altos", afirmou então Paulo Fernandes aos jornalistas à saída de uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém.

Hoje a Altri lembra ainda, no comunicado, que "a partir do dia 13 de maio de 2020 (inclusive), as ações serão transacionadas na Euronext Lisbon sem conferirem o direito ao referido dividendo. A data de registo será 14 de maio de 2020".

Em 30 de abril, os acionistas da Altri aprovaram todos os pontos na ordem de trabalhos da assembleia-geral, incluindo a alteração dos estatutos da sociedade que permitem alterar o modelo de governança e criar uma Comissão Executiva.

Em comunicado enviado à CMVM nesse dia, a Altri adiantou que na reunião magna estiveram "presentes ou representados acionistas detentores de 166.622.867 ações correspondentes a 81,22% do capital social e dos direitos de voto da sociedade", sendo que todos os 10 pontos foram aprovados.

O ponto quatro, que previa a alteração dos estatutos da sociedade, que altera o modelo de governança, permitindo a criação de uma Comissão Executiva, foi aprovado por 99,65%.

Segundo um comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no início de abril, os fundadores da Altri, Paulo Fernandes e João Borges de Oliveira, atuais co-CEO (presidentes executivos), manifestaram a intenção de passarem a exercer funções não executivas no próximo mandato do Conselho de Administração.

"A alteração do modelo de governação da Altri surge na sequência desta decisão, pelo que será proposta a criação de uma Comissão Executiva para levar a cabo a gestão corrente" da empresa, liderada por José Soares de Pina, que assumirá a função de presidente executivo (CEO), segundo a mesma fonte.

A Altri tinha apenas um Conselho de Administração, composto por sete elementos: Paulo Fernandes, presidente e co-CEO, João Borges de Oliveira, vice-presidente e co-CEO, Domingos José Vieira de Matos, Laurentina da Silva Martins, Pedro Miguel Matos Borges de Oliveira, Ana Rebelo de Carvalho Menéres de Mendonça e José Manuel de Almeida Archer, segundo a informação disponível na página da empresa na internet.

José Soares de Pina é licenciado em Engenharia Civil pelo New Jersey Institute of Technology e ao longo dos últimos 20 anos exerceu cargos de gestão em vários países na Dow Chemical Company, sendo, mais recentemente, o 'Corporate Strategy & Business Development Director' para a Ásia e Pacífico naquela empresa.

A Altri é um produtor europeu de pasta de eucalipto, que está também presente no setor de energias renováveis de base florestal, nomeadamente a cogeração industrial através de licor negro e a biomassa.

A empresa gere cerca de 80 mil hectares de floresta em Portugal e detém três fábricas de pasta no país, com uma capacidade instalada que em 2019 superou um milhão de toneladas/ano de pasta de eucalipto.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório