Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19. ACAP saúda reabertura de empresas do setor automóvel

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) saudou hoje a reabertura das empresas do setor, adjacente ao fim do estado de emergência decretado no âmbito da pandemia de covid-19 e à retoma de várias atividades económicas na segunda-feira.

Covid-19. ACAP saúda reabertura de empresas do setor automóvel
Notícias ao Minuto

19:25 - 30/04/20 por Lusa

Economia Covid-19

"A ACAP sempre defendeu, e nunca duvidou, que o nosso setor teria de estar entre aqueles que iriam abrir logo nesta primeira fase, como veio a acontecer, dada a sua importância na economia do país", pode ler-se no comunicado da associação enviado às redações.

No mesmo documento, a ACAP "congratula-se com o facto de o Conselho de Ministros ter aprovado hoje o regime de reabertura de várias actividades económicas" na segunda-feira, 04 de maio, que inclui os stands de automóveis.

"Apesar de o Governo ter decidido que, nesta data, só podem abrir os estabelecimentos com uma área até 200 metros quadrados, os stands de automóveis podem abrir sem limite de área", de acordo com a ACAP, algo justificado pela "especificidade própria dos stands onde, dada a natureza dos bens a expor, são necessárias áreas muito superiores às do comércio tradicional".

"Para esta reabertura, foi fundamental a elaboração de um protocolo sanitário para as empresas do nosso setor poderem aplicar de imediato", adianta ainda a Associação Automóvel de Portugal.

O Conselho de Ministros aprovou hoje o plano de transição de Portugal do estado de emergência, que cessa no sábado, para o estado de calamidade, anunciou o primeiro-ministro, António Costa.

Segundo António Costa, no combate à propagação da covid-19, ao longo dos dois últimos meses, o país "registou uma evolução positiva" no combate à pandemia de covid-19.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 989 pessoas das 25.045 confirmadas como infetadas, e há 1.519 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório