Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

BBVA perde 1.792 ME no 1.º trimestre devido a perdas da filial nos EUA

O banco BBVA perdeu 1.792 milhões de euros no primeiro trimestre, depois de gastar 2.082 milhões para cobrir a perda de valor da subsidiária nos EUA e 1.433 milhões para provisões da covid-19, foi hoje anunciado.

BBVA perde 1.792 ME no 1.º trimestre devido a perdas da filial nos EUA
Notícias ao Minuto

10:35 - 30/04/20 por Lusa

Economia BBVA

De acordo com a agência de notícias espanhola EFE, o banco informou hoje o supervisor de mercado espanhol de que o seu lucro recorrente (derivado de negócios puros) do primeiro trimestre foi de 1.258 milhões de euros.

O BBVA explicou que os 2.082 milhões destinados à sua subsidiária nos EUA devem-se à "evolução negativa das taxas de juros naquele país e às piores perspetivas económicas", acrescentando que isso não afeta o património, o capital ou a liquidez do banco.

O banco alocou, ainda, 1.433 milhões de euros para provisões relacionadas com a covid-19, sem as quais o lucro trimestral teria sido de 292 milhões.

O BBVA também comunicou sua decisão de não distribuir dividendos do exercício de 2020, de acordo com a recomendação do Banco Central Europeu (BCE), até que as incertezas geradas pela pandemia desapareçam.

A entidade bancária informou também que vai fazer uma doação de 35 milhões de euros, que se destinam a apoiar as autoridades de saúde e investigação científica, paralelamente a outras iniciativas dirigidas aos seus clientes mais afetados pela crise, como pagamentos flexíveis, benefícios antecipados e outras medidas de liquidez.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório