Se recebeu uma chamada telefónica de um número internacional começados por "00" ou "+" e indicativo do país não atenda. O conselho é da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), que tomou conhecimento que está a ser praticado um esquema fraudulento idêntico ao praticado há cerca de três anos.
"Trata-se de um esquema fraudulento dirigido aos utilizadores do serviço telefónico, com o intuito de os levar a devolver a chamada e, assim, cobrar-lhes um valor que pode ser elevado. Caso tenha um tarifário pré-pago esse valor é imediatamente descontado do saldo do cartão, mas se tiver um tarifário pós-pago pode aperceber-se da situação apenas quando receber a fatura para pagamento", pode ler-se num comunicado do regulador.
Acrescenta ainda a ANACOM que os países de origem e os números utilizados para a prática deste crime vão variando e, por isso, bloquear os números não resolve totalmente o problema.
"O seu operador também não pode impedi-lo de receber chamadas internacionais de um determinado país, pois não é possível distinguir uma chamada legítima de uma fraudulenta", adianta.
Tem recebido toques de números internacionais que não conhece (começados por "00" ou "+" e indicativo do país)? Não atenda! Não devolva a chamada! É uma fraude para o levar a devolver a chamada e lhe cobrar valores elevados https://t.co/wGvIwEeX3X#fraudes#chamadasInternacionais pic.twitter.com/x1OVpeQG0v
— ANACOM (@_ANACOM_) April 16, 2020