Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Recebeu uma chamada de número internacional? Atenção, pode ser fraude

O alerta é da ANACOM, que tomou conhecimento que está a ser praticado um esquema fraudulento idêntico ao praticado há cerca de três anos.

Recebeu uma chamada de número internacional? Atenção, pode ser fraude
Notícias ao Minuto

16:07 - 16/04/20 por Notícias ao Minuto

Economia Anacom

Se recebeu uma chamada telefónica de um número internacional começados por "00" ou "+" e indicativo do país não atenda. O conselho é da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), que tomou conhecimento que está a ser praticado um esquema fraudulento idêntico ao praticado há cerca de três anos

"Trata-se de um esquema fraudulento dirigido aos utilizadores do serviço telefónico, com o intuito de os levar a devolver a chamada e, assim, cobrar-lhes um valor que pode ser elevado. Caso tenha um tarifário pré-pago esse valor é imediatamente descontado do saldo do cartão, mas se tiver um tarifário pós-pago pode aperceber-se da situação apenas quando receber a fatura para pagamento", pode ler-se num comunicado do regulador. 

Acrescenta ainda a ANACOM que os países de origem e os números utilizados para a prática deste crime vão variando e, por isso, bloquear os números não resolve totalmente o problema.

"O seu operador também não pode impedi-lo de receber chamadas internacionais de um determinado país, pois não é possível distinguir uma chamada legítima de uma fraudulenta", adianta. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório