Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Se receber chamadas de números internacionais, tenha cuidado

O esquema é simples: recebe dois toques de um número internacional, que fica na expectativa que retribua a chamada. Caso o faça, o valor ser-lhe-á cobrado. A DECO e as operadoras recomendam, por isso, que se tiver dúvidas relativamente à origem da chamada, não a retribua.

Se receber chamadas de números internacionais, tenha cuidado
Notícias ao Minuto

13:37 - 27/07/17 por Pedro Bastos Reis

País Burla

Nos últimos dias têm-se sucedido os casos de pessoas que se queixam de terem recebido chamadas de números internacionais desconhecidos. Como o telefone apenas toca duas vezes, a pessoa não tem tempo de atender a chamada, pelo que liga de volta. Do outro lado, ninguém fala mas a chamada está a ser cobrada.

Os alertas dos consumidores têm chegado às operadoras. Fontes da Meo e da Vodafone confirmaram ao Notícias ao Minuto que têm recebido contactos de clientes a denunciarem a situação.

“Temos recebido contactos de clientes a relatarem chamadas recebidas de números estrangeiros. Apesar de ser uma situação à qual a Vodafone é alheia, temos estado a acompanhar o tema e a alertar os clientes para o risco de devolverem chamadas internacionais para números que desconhecem”, lê-se num comunicado enviado pela Vodafone.

Fonte oficial da MEO garante que a operadora tem recebido "pedidos de esclarecimentos por parte clientes" e que "de tempos a tempos" são registadas pelos operadores situações destas. "A MEO está a acompanhar esta ocorrência, e a recomendar, aos seus clientes, que não devem retornar chamadas para números internacionais desconhecidos". 

Dos casos conhecidos até ao momento, há registo de chamadas provenientes da Polónia (+48), Mónaco (+337) e Tunísia (+216). Caso o cliente retribua a chamada, os custos da mesma são variáveis, consoante o tarifário do consumidor e o país para qual este está a ligar.

Não estando ainda comprovado que esta situação se trata de um caso de burla internacional, a prevenção é mesmo o melhor remédio. O Notícias ao Minuto tentou obter mais esclarecimentos junto da Polícia Judiciária, mas até ao momento sem sucesso. 

Se receber estes toques, chamadas no telefone móvel de números internacionais, o consumidor não deve devolver a chamada, porque ao fazê-lo está a acarretar com os custos da mesma”, explica Ana Sofia Ferreira, do Gabinete de Apoio ao consumidor da DECO. 

No entanto, a DECO afirma que ainda não foram apresentadas quaisquer queixas que permitam avançar com um processo. Nesse sentido, se já foi vítima de uma situação destas, é fundamental que entre em contacto com a associação, tal como com a sua operadora.

Se ainda não foi vítima deste esquema, fica o aviso: não retribua chamadas de números internacionais se tiver dúvidas relativamente à sua origem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório