Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Procura de peixe norueguês processado e embalado sobe em vários mercados

A procura de peixe de origem norueguesa, processado e com validade mais longa teve um "notório aumento" em muitos mercados devido à pandemia de covid-19, obrigando a reprogramação da produção para a garantia do fornecimento, foi hoje anunciado. 

Procura de peixe norueguês processado e embalado sobe em vários mercados
Notícias ao Minuto

16:49 - 02/04/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Em muitos mercados para onde a Noruega exporta é notório o aumento da procura por produtos do mar (peixe e mariscos) processados e pré-embalados, além de produtos com datas de validade mais longas, como o bacalhau e o peixe congelado", indicou, em comunicado, o Conselho Norueguês das Pescas (Norges). 

Assim, a indústria daquele país viu-se obrigada a reprogramar a sua produção e, apesar das dificuldades logísticas provocadas pelo novo coronavírus, sobretudo ao nível dos transportes, "estão a ser feitos esforços para manter todos os embarques", garantindo o fornecimento dos produtos.

Citada no mesmo documento, a presidente executiva do Norges, Renate Larsen, garantiu que, até agora, os níveis de captura mantêm-se num nível "relativamente normal".

Para garantir a segurança alimentar, o Governo norueguês está a assegurar os controlos fronteiriços e a emissão de certificados de exportação de frutos do mar e de outros produtos, apontou o Norges.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 180.000 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 508 mil infetados e mais de 34.500 mortos, é aquele onde se regista o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 13.155 óbitos em 110.574 casos confirmados até quarta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório