Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

ERSE aprova descida de 3% na eletricidade para mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores.

ERSE aprova descida de 3% na eletricidade para mercado regulado
Notícias ao Minuto

19:49 - 01/04/20 por Lusa

Economia Eletricidade

"A ERSE, na sequência da baixa de preços da energia ocorrida no MIBEL [Mercado Ibérico de Eletricidade], aprovou uma descida do preço da tarifa de energia aplicada ao mercado regulado, de cinco euros por MWh. A alteração desta componente da tarifa de venda a clientes finais traduz-se numa redução de cerca de 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores", avançou, em comunicado, o regulador.

Esta atualização terá assim um "impacto direto" nas tarifas transitórias e sociais de venda a clientes finais no mercado regulado em Portugal.

Segundo o regulador, o impacto desta medida para um casal sem filhos, com uma potência contratada de 3,45 quilovoltamperes (kVA) e um consumo de 1.900 kilowwats por ano (kWh/ano), será de 1,11 euros por mês.

Já para um casal com dois filhos, com uma potência de 6,9 kVA e um consumo de 5.000 kWh/ano, a redução estimada é de 2,92 euros por mês.

Em janeiro, as tarifas de venda a clientes finais no mercado regulado já tinham descido 0,4%.

"Dada a continuada tendência de descida dos preços no mercado grossista, é expectável que também os comercializadores do mercado liberalizado continuem a refletir essa redução nas suas ofertas comerciais, permitindo que os consumidores do mercado liberalizado também beneficiem de uma descida de preços", adiantou a ERSE. 

O regulador acrescentou que a aplicação desta alteração produz efeitos em 07 de abril, ressalvado que os consumidores podem não sentir efeitos imediatos desta descida, "devido à necessidade de atualização dos sistemas do comercializador de último recurso, sendo feitos os acertos devidos se necessário".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório