Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Setor da hotelaria e turismo quer clarificação sobre apoios

A Associacão Portuguesa de Hotelaria, Restauracão e Turismo (APHORT) apelou hoje à clarificação até final do mês da disponibilidade dos apoios a`s empresas face à pandemia, reportando uma "situação caótica" no setor devido ao "clima de indecisão".

Setor da hotelaria e turismo quer clarificação sobre apoios
Notícias ao Minuto

18:30 - 26/03/20 por Lusa

Economia Coronavírus

Em comunicado, a APHORT "pede ao Governo uma resposta clarificadora que ponha fim ao clima de indecisão instalado no setor do turismo e que permita a`s empresas reavaliarem a sua posição, reorganizarem-se e perceberem o caminho que poderão fazer nos próximos tempos".

"As medidas de apoio anunciadas pelo Governo vão estar disponíveis até ao final do mês de março: sim ou não? E´ uma resposta simples e clara que as empresas precisam de obter, neste momento, por parte do Governo, para saberem exatamente com o que podem contar e poderem definir o seu futuro", sustenta o presidente executivo da associação, citado no comunicado.

Segundo António Condé Pinto, "esta falta de clarificação está a gerar angústia e até desespero junto de muitos empresários, o que conduz, muitas vezes, a comportamentos desnorteados".

"Os nossos associados estão a assumir o compromisso de 'aguentarem' o mês de marçõ, esforçando-se por assegurar salários e empregos. Mas abril será um mês crítico, a partir do qual esperamos poder contar com um acelerar da execução das medidas já anunciadas, em tempo útil para as empresas, e com uma maior capacidade de resposta do Governo", afirma o dirigente associativo.

Segundo refere, "até ao momento nenhuma empresa teve a possibilidade de usufruir de algum tipo de apoio imediato", seja "no que toca a condições de 'lay-off', seja no "acesso a períodos de moratória para pagamento de Segurança Social, IRS ou IVA ou a linhas de financiamento".

"Apesar de todo o trabalho sério e profissional que está a ser feito por todas as associações representativas do setor no sentido de esclarecer e de orientar os empresa´rios, a APHORT considera que só uma resposta mais clara e urgente por parte do Governo poderá ajudar a por cobro a esta situação caótica", diz Condé Pinto.

Paralelamente à disponibilização de informação e à orientação e apoio aos seus associados, a associação diz que tem vindo a manter "um diálogo permanente com as forças de segurança (PSP e GNR), com as quais está a colaborar de forma ativa".

A APHORT, a PSP e a GNR partilham uma visão comum no que toca aos procedimentos a adotar face aos estabelecimentos de restauração e similares que mantêm a atividade em funcionamento e, nesse contexto, estamos a acompanhar a situação no terreno e a colaborar com as forças de segurança no sentido de transmitir e de ajudar a operacionalizar essas mesmas informações junto dos nossos associados", esclarece António Condé Pinto.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480.000 pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório