Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Banco Nacional de Angola leva a leilão 800 milhões de dólares este mês

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai levar a leilão 800 milhões de dólares (716 milhões de euros) nos meses de março e abril, menos 300 milhões (268 milhões de euros) do que nos dois meses precedentes, informou a instituição num comunicado.

Banco Nacional de Angola leva a leilão 800 milhões de dólares este mês
Notícias ao Minuto

16:18 - 03/03/20 por Lusa

Economia BNA

Esta previsão é de caráter indicativo já que o banco central poderá "efetuar ajustes em função da evolução das contas externas", acrescenta o BNA.

Entre janeiro e março foram colocados 1.110 milhões de dólares (984 milhões de euros), mas a procura ficou abaixo da oferta tendo sido vendidos pouco mais de 795 milhões de dólares (712 mihões de euros).

Em média participam nos leilões 14 bancos angolanos.

"A oferta varia consoante a procura dos bancos comerciais", justificou uma fonte do regulador, acrescentando que os leilões de divisas têm também a ver com a estratégia de gestão das reservas líquidas.

Em novembro do ano passado, o Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM) decidiu cessar a aquisição, pelo BNA, de moeda estrangeira às companhias petrolíferas, podendo estas passar a vendê-la diretamente aos bancos comerciais, a partir de 2 de Janeiro de 2020.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório