Meteorologia

  • 30 MARçO 2020
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 14º

Edição

PIB de Macau cai 4,7% em 2019 e regista contração de 8,1%

O Produto Interno Bruto (PIB) de Macau caiu 4,7% em 2019 e registou uma contração de 8,1% no último trimestre do ano passado, segundo dados oficiais hoje divulgados.

PIB de Macau cai 4,7% em 2019 e regista contração de 8,1%
Notícias ao Minuto

06:41 - 29/02/20 por Lusa

Economia Macau

"Em 2019, a economia foi arrastada pelas quedas do investimento e das exportações de serviços, registando um crescimento negativo desde o primeiro trimestre e uma contração anual de 4,7% em termos reais", de acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

Por outro lado, "a procura interna apresentou um comportamento desfavorável, com uma retração anual de 4,6%, destacando-se a queda homóloga de 20,1% na formação bruta de capital fixo, provocada pelo decréscimo substancial do investimento do setor privado em construção", pode ler-se no comunicado.

No que respeita "à procura externa, apesar da subida do número de visitantes entrados, desceram as respetivas despesas totais, enquanto se expandia, desde o terceiro trimestre, a amplitude descendente das receitas brutas do jogo, originando uma quebra anual de 3,4% das exportações de serviços", sublinha-se na mesma nota.

Destacam-se as descidas homólogas de 4% nas exportações de serviços do jogo e de 5,7% de outros serviços turísticos, enquanto as exportações de bens recuaram 8,3%.

A DSEC salientou que, no quarto trimestre de 2019, o PIB registou uma contração anual de 8,1% em termos reais, percentagem superior à do terceiro trimestre, devido principalmente à queda gradual das exportações de serviços.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório