Efacec esclarece: Salários e compromissos da empresa não estão em causa

Esclarecimento da empresa vem no seguimento de Isabel dos Santos ter dito que o arresto das suas contas em Portugal poderá colocar em causa o pagamento de salários aos seus funcionários.

Isabel dos Santos já tem maioria em mais uma empresa portuguesa

© Efacec

Beatriz Vasconcelos
20/02/2020 13:05 ‧ 20/02/2020 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Efacec

A Efacec diz que o pagamento de salários aos funcionários e o cumprimento dos compromissos da empresa não estão em causa, depois de a empresária Isabel dos Santos ter alertado que o arresto das suas contas em Portugal está a impedir o pagamento de salários, a fornecedores e impostos, alertando para as consequências.

"A Efacec tem uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados com todos os seus colaboradores e fornecedores, não estando colocada a possibilidade de não pagamento de salários ou incumprimento dos seus compromissos", refere a administração da Efacec, em comunicado enviado às redações

Em causa está o facto de a empresária Isabel dos Santos ter dito, em comunicado enviado à agência Lusa, que "contrariamente ao que aconteceu em Angola", com o arresto decretado no final de dezembro pelo tribunal de Luanda, em Portugal a "justiça entendeu arrestar e congelar contas bancárias, bloqueando todo e qualquer movimento".

Isabel dos Santos já revelou a sua intenção de se retirar do capital da Efacec, mas a saída ainda não foi concretizada, apesar de a presidente da Câmara de Matosinhos ter dito que "rapidamente se procederá" à venda

Seja como for, a Efacec esclarece que a empresa e os seus acionistas "são entidades distintas" e, ainda, que está "focada na gestão operacional do dia-a-dia e a equipa de gestão está, em conjunto com diversos stakeholders [partes interessadas], a apoiar a reestruturação acionista, para que esta se realize com a maior brevidade possível", pode ler-se no mesmo comunicado. 

O Ministério Público requereu o arresto de contas bancárias da empresária Isabel dos Santos, "no âmbito de pedido de cooperação judiciária internacional das autoridades angolanas", confirmou a 11 de fevereiro, a Procuradoria-Geral da República portuguesa. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas