Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Epidemia de Covid-19 pode acentuar fragilidade da economia, diz FMI

A epidemia de coronavírus surge quando a economia mundial está frágil e não está devidamente bem equipada para a enfrentar caso se prolongue no tempo e no espaço, advertiu hoje a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Epidemia de Covid-19 pode acentuar fragilidade da economia, diz FMI
Notícias ao Minuto

17:39 - 19/02/20 por Lusa

Economia Coronavírus

"A incerteza está a tornar-se o novo normal", sublinhou Kristalina Georgieva, num artigo publicado no blogue do FMI antes da reunião dos ministros das Finanças do G20 que vai decorrer a 22 e 23 de fevereiro em Riade, na Arábia Saudita.

E o coronavírus Covid-19 "representa a incerteza mais premente (...) É um aviso duro de como uma recuperação económica frágil pode ser ameaçada por eventos imprevisíveis", acrescentou.

A epidemia já fez 2.000 mortos na China e contaminou pelo menos 74 mil pessoas. Há ainda a registar cerca de 900 casos de infetados em 30 outros países e cinco mortes.

Georgieva afirmou que o FMI prevê uma forte baixa da atividade na China, seguida de uma recuperação rápida, mas advertiu que a situação pode piorar e ter consequências mais desastrosas para outros países.

Uma propagação "de longa duração e mais difícil pode levar a uma desaceleração mais acentuada e prolongada do crescimento na China", considerou.

A diretora-geral do FMI também alertou para "um recuo persistente da confiança dos investidores" se a epidemia atingir outros países.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório