Conseguir poupar algum dinheiro é o primeiro passo, mas tão importante quanto isso é, depois, dar um 'bom' destino a essa mesma folga orçamental. O Doutor Finanças reuniu algumas dicas, que podem mesmo fazer a diferença no seu dinheiro.
Tome nota:
1. Reequilibre o orçamento familiar e crie um fundo de emergência
"A maior vantagem em consolidar os créditos é voltar a ter alguma flexibilidade financeira que permita recuperar o equilíbrio das nossas finanças. Este é um bom momento para aproveitar a poupança que conseguimos com a consolidação, de forma a trazer alguma estabilidade para a nossa carteira."
2. Amortize, amortize, amortize
"Com a folga financeira pode colocar-se uma parte de lado para amortizar o crédito consolidado. Ao fazê-lo, conseguirá livrar-se desta dívida mais rapidamente e diminuir bastante o total de juros pagos."
3. Invista num seguro de saúde e/ou de vida
"Numa situação financeira crítica, o seguro de saúde é quase sempre considerado como uma despesa não fundamental e um dos primeiros a ser eliminado. (...) Apostar na saúde não é uma despesa, mas sim um investimento na sua saúde financeira."
4. Invista em produtos de poupança
"Se pretende colocar esta poupança a render, existem alguns produtos onde pode investir o seu dinheiro, tais como: depósitos a prazo, títulos de tesouro, aplicações das seguradoras com capital garantido, entre outros produtos com um grau de risco reduzido."
5. Realize os seus sonhos
"Depois de ter as finanças pessoais equilibradas, pondere utilizar parte da poupança para apostar na sua formação ou até mesmo usufruir de alguns prazeres, sejam eles uma viagem, umas férias ou algo que sempre sonhou ter."