Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Economia cresceu 2% em 2019, acima das previsões do Governo

Os analistas antecipavam um crescimento de 1,9%, em linha com as previsões do Governo. Apesar de tudo, este crescimento representa uma desaceleração face ao verificado no ano anterior.

Economia cresceu 2% em 2019, acima das previsões do Governo

A economia portuguesa cresceu 2,0% no total do ano passado, de acordo com a estimativa rápida das contas nacionais em 2019, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta sexta-feira. Os analistas antecipavam um crescimento de 1,9%, em linha com as previsões do Governo, o que significa que a meta do ministro das Finanças, Mário Centeno, foi superada

Entretanto, em conferência de imprensa, Centeno sublinhou o contributo das exportações para estes números, referindo que "hoje é um bom dia para a economia". 

"No conjunto do ano 2019, o PIB aumentou 2,0% em volume, menos 0,4 pontos percentuais que o observado no ano anterior. Esta evolução resultou do contributo positivo menos intenso da procura interna, refletindo o abrandamento do consumo privado", pode ler-se no relatório do INE

Além disso, explica o INE, a "procura externa líquida apresentou um contributo ligeiramente menos negativo que em 2018, verificando-se uma desaceleração das exportações e das importações de bens e serviços".

Em 2018, a economia portuguesa cresceu 2,4%, e o Governo já esperava uma desaceleração do crescimento económico para 1,9% em 2019, em linha com as previsões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), FMI e Conselho das Finanças Públicas (CFP).

Na quinta-feira, a Comissão Europeia estimou que a taxa de crescimento do produto interno bruto (PIB) teria sido de 2,0% em 2019, antecipando a boa notícia para o Governo divulgada esta sexta-feira. Também o Banco de Portugal estimava um crescimento de 2,0%. 

Os resultados correntes das Contas Nacionais Trimestrais do 4.º trimestre de 2019 serão divulgados no dia 28 de fevereiro de 2020.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório