Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Bruxelas vê economia crescer 1,7%. Para 2019 é mais otimista que Governo

A Comissão Europeia manteve hoje a estimativa de crescimento da economia portuguesa em 1,7% para este ano, duas décimas abaixo das previsões do Governo, bem como para 2021, de acordo com as previsões económicas de inverno hoje divulgadas.

Bruxelas vê economia crescer 1,7%. Para 2019 é mais otimista que Governo
Notícias ao Minuto

10:00 - 13/02/20 por Lusa

Economia Bruxelas

Bruxelas estimou ainda em 0,4% o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), em cadeia, no último trimestre de 2019, prevendo que esse valor se mantenha nos três primeiros trimestres deste ano, até à subida para 0,5% no último trimestre de 2020.

Relativamente à inflação, a Comissão Europeia reviu em baixa a aceleração dos preços quer em 2020 quer em 2021, atualizando para 1,0% e 1,3%, respetivamente, diminuições em uma décima face às previsões feitas em novembro.

Para 2019 está mais otimista do que o Governo

Já relativamente ao ano passado, a Comissão Europeia manteve a estimativa de 2,0% de crescimento da economia portuguesa em 2019, uma décima acima das estimativas do Governo.

O Governo estima que em 2019 o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) tenha sido de 1,9%, em linha com as previsões da OCDEFMI e Conselho das Finanças Públicas. Apenas o Banco de Portugal previu, em dezembro de 2019, um crescimento de 2,0% da economia portuguesa para o ano passado.

As previsões da Comissão Europeia hoje conhecidas antecipam a publicação dos dados relativos ao Produto Interno Bruto de 2019 por parte do Instituto Nacional de Estatística (INE), que serão publicados na sexta-feira.

No documento hoje divulgado, Bruxelas assinala que PIB de Portugal cresceu 1,9%, em termos homólogos, no terceiro trimestre de 2019, "o mesmo ritmo que no trimestre anterior mas moderando-se face aos 2,1% no primeiro trimestre do ano".

"A procura doméstica manteve um forte crescimento de cerca de 3%, refletindo um crescimento firme do consumo privado e uma recuperação pronunciada do investimento no início do ano, seguida de alguma moderação posterior", assinala a Comissão Europeia.

O executivo europeu destaca ainda que "as importações continuaram a crescer mais rápido do que as exportações, resultando numa contribuição líquida mais negativa para o crescimento".

"No entanto, as exportações recuperaram ligeiramente no terceiro trimestre e a sua percentagem no PIB aumentou. Do lado da oferta, a construção aumentou substancialmente em 8,4% nos primeiros três trimestres de 2019", assinala a entidade presidida por Ursula von der Leyen.

A Comissão menciona ainda que "os setores da agricultura e dos serviços também apoiaram o crescimento, enquanto a indústria contraiu 0,9% no mesmo período", e salienta que o seu indicador de sentimento económico "mostra uma pequena melhoria na atividade no último trimestre", e que "os dados do comércio externo também melhoraram, ajudados por alguma recuperação no setor industrial".

Nos próximos anos, Bruxelas prevê que "a procura doméstica permaneça como o principal fator" do crescimento, compensando a "influência negativa amplamente estável" da balança comercial.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório