Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bancos estão focados em negócios mais rentáveis, mas com mais risco

Moody's considerou hoje que os bancos portugueses estão hoje numa melhor situação, desde logo pela redução de crédito malparado, enquanto no negócio têm apostado em segmentos mais rentáveis, mas também mais arriscados, como crédito ao consumo.

Bancos estão focados em negócios mais rentáveis, mas com mais risco
Notícias ao Minuto

11:50 - 13/02/20 por Lusa

Economia Bancos

Na conferência anual hoje em Lisboa, Maria Cabanyes, analista do setor financeiro da agência de 'rating', considerou que os bancos portugueses estão hoje numa melhor situação, com redução do crédito malparado e ativos problemáticos e melhoria da cobertura, e espera que haja convergência com a média europeia.

Contudo, ainda persistem problemas, entre os quais a menor eficiência dos bancos portugueses (analisada pelo rácio de custos face a receitas) e as pressões sobre a rentabilidade, que os bancos têm compensado com o foco em mais negócio em segmentos mais rentáveis.

"O que vemos é em linha com outros bancos da Europa. Estão focados em segmentos de mais rentabilidade, mas de maior risco, consumo e pequenas e médias empresas", afirmou Maria Cabanyes.

Já Maria Jose Mori, analista que também acompanha o sistema financeiro, considerou ainda que os bancos portugueses estão "muito vulneráveis" às baixas taxas de juro, que são uma pressão sobre os lucros.

Analisando alguns bancos, considerou que a Caixa Geral de Depósitos e o BCP têm beneficiado dos planos de reestruturação levados a cabo.

Já o Santander Totta, referiu, é o banco com melhor desempenho na rentabilidade, destacando a integração que este fez do Banif e do Banco Popular Portugal.

Em novembro passado, a Moody's diminuiu a perspetiva da banca portuguesa de 'positiva' para 'estável' devido ao abrandamento do crescimento económico no país e na zona euro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório