Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Trabalhador independente? Eis como abrir e fechar atividade profissional

Se tenciona abrir atividade como trabalhador independente este artigo é para si.

Trabalhador independente? Eis como abrir e fechar atividade profissional
Notícias ao Minuto

07:00 - 09/02/20 por Notícias ao Minuto

Economia Finanças

Há muitos trabalhadores independentes em Portugal, mas também há muitas dúvidas sobre este assunto. Uma das questões muitas vezes levantadas é sobre como abrir atividade e, do lado oposto, como a encerrar. O Doutor Finanças explica como o pode fazer: 

  • Abrir atividade profissional

"Se já tomou a decisão de abrir atividade, pode então fazê-lo presencialmente num balcão das Finanças ou online, no Portal das Finanças. Apesar de ser um processo bastante simples, pode pedir apoio a um contabilista (podendo ser cobrado um preço simbólico pelo serviço prestado).

Após este passo ser dado, terá que, no preenchimento da declaração de início de atividade, escolher o regime pelo qual deseja ver os seus rendimentos tributados. Neste campo pode optar por um dos dois legalmente estabelecidos: regime tributário simplificado ou contabilidade organizada". 

  • Fechar atividade

"Antes de mais, deve comunicar de imediato às Finanças a vontade de cessar a atividade. Assim, não corre o risco de receber cartas inesperadas em casa devido a este esquecimento. É que, para todos os efeitos legais, para o Fisco um trabalhador que esteja em regime de independente só deixa efetivamente de o ser quando encerra a sua atividade junto das Finanças. Deve então dirigir-se aos serviços de Finanças ou então tratar deste processo online, no portal desta entidade, conforme tenha feito para abrir a atividade."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório