Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Governo com protocolo para fazer de estações residências universitárias

O Governo e a Infraestruturas de Portugal assinam hoje um protocolo para a conversão de estações ferroviárias desativadas em residências universitárias, no âmbito de um projeto que pretende criar mais de 12 mil camas nos próximos 10 anos.

Governo com protocolo para fazer de estações residências universitárias
Notícias ao Minuto

06:16 - 30/01/20 por Lusa

Economia Protocolo

A iniciativa da empresa responsável pela gestão das infraestruturas ferroviárias e rodoviárias em Portugal pretende aproveitar estações que já não estejam ativas para aumentar a oferta de alojamento, em particular, na zona da Grande Lisboa.

Os ministros das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, vão estar presentes na celebração do protocolo, que se realiza hoje na estação de Santa Apolónia, em Lisboa.

A parceria insere-se no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, apresentado pelo Governo em 2018, que visa reforçar o alojamento para estudantes universitários, aproveitando edifícios do Estado desocupados para a criação de residências.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, avançou na quarta-feira que o antigo edifício do Ministério da Educação, na Avenida 5 de outubro, em Lisboa, será o primeiro a entrar em obras no âmbito do plano nacional.

projeto é para albergar 600 estudantes e o edifício já foi "entregue a um arquiteto, depois vai ser aberto o concurso que tem uma forma mais simples, com prazos mais apertados para ter celeridade" e faltará depois "a resposta também do setor da construção.

"Se tudo correr normalmente nós gostaríamos que a 5 de outubro estivesse em obra. Antes do início do próximo ano letivo, veremos a resposta que vai haver do setor privado da construção civil para fazer a obra", afirmou o secretário de Estado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório