Meteorologia

  • 01 ABRIL 2020
Tempo
MIN 7º MÁX 14º

Edição

BdP retirou mais notas falsas de circulação. Qual foi a mais apreendida?

A maioria das notas contrafeitas apreendidas tinham o valor facial de 20 euros, de acordo com o supervisor da banca.

BdP retirou mais notas falsas de circulação. Qual foi a mais apreendida?

O Banco de Portugal (BdP) anunciou, esta sexta-feira, que apreendeu 8.923 notas contrafeitas no 2.º semestre do ano passado, acima das 7.427 apreendidas na primeira metade do mesmo ano. A maioria, sublinhe-se, tinha o valor facial de 20 euros.

"Durante o segundo semestre de 2019, foram retiradas da circulação, em Portugal, 8.923 notas contrafeitas de euro, mais 1.496 do que no primeiro semestre. O número de notas contrafeitas apreendidas continua a ser residual em relação à quantidade de notas em circulação", pode ler-se no comunicado do supervisor. 

No período em questão, a maioria das notas falsas apreendidas tinha o valor facial de 20 euros, tendo sido detetadas 3.279 unidades.  Logo depois seguiram-se as de 50 euros e as de 200 euros, ainda segundo os números divulgados pelo supervisor. 

Do lado oposto, e do leque de notas apreendidas, as de 5 euros foram as menos falsificadas, logo seguidas pelas de 100 euros e pelas de 500 euros, por esta ordem. 

"Uma nota contrafeita não pode ser trocada por uma nota genuína: quem aceitar uma nota contrafeita como se de uma nota autêntica se tratasse não poderá recuperar o seu valor. Por essa razão, os utilizadores devem verificar as notas quando as recebem", sublinha o BdP

O BdP sublinha ainda que se verificou um aumento do número de falsificações de "baixa qualidade", as quais podem ser "facilmente identificadas" através do método tocar, observar e inclinar, como explica o supervisor neste artigo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório