Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

EUA/China: Comissário Europeu aguarda detalhes do acordo

O comissário europeu para o Comércio, Phil Hogan, afirmou hoje que os detalhes sobre o acordo de comércio alcançado entre os EUA e a China "são um pouco incompletos".

EUA/China: Comissário Europeu aguarda detalhes do acordo
Notícias ao Minuto

15:55 - 16/01/20 por Lusa

Economia EUA/China

"Os detalhes ainda são um pouco incompletos nesta altura", afirmou hoje Phil Hogan, em videoconferência a partir de Washington durante uma conferência em Londres da consultora Global Counsel, a propósito do acordo anunciado na quarta-feira, que remove algumas sanções económicas dos EUA em troca de uma intensificação de compras de produtos agrícolas e energéticos norte-americanos por parte da China.

Nos termos da "Fase Um" do acordo, a China compromete-se a comprar cerca de 200 mil milhões de euros em mercadorias dos EUA, especialmente no setor agrícola e no setor das energias, ficando também obrigada a respeitar procedimentos de transferência forçada de tecnologia e de propriedade intelectual.

Donald Trump, vincou que várias tarifas retaliatórias se vão manter até que haja um acordo para a "Fase Dois", esperada para 2021.

"O Presidente dos EUA decidiu que [aplicar] tarifas é uma forma de concentrar a atenção e de trazer as pessoas para a mesa [de negociações]. Ele está obcecado em reduzir o défice com os concorrentes geo-políticos e geo-económicos", referiu Hogan.

Relativamente à União Europeia (UE), acredita que o Presidente norte-americano estará nesta altura a questionar-se como reduzir o défice comercial de 180 mil milhões de dólares (161 mil milhões de euros).

"Ele também não parece ter em conta que 66% das exportações da UE para os EUA contribuem para a criação de empregos. Estas são questões que vão contra o instinto natural do que os políticos têm feito ao longo dos anos para tentar ganhar as próximas eleições. Está a pensar a curto prazo, entre agora e novembro, em termos de obter resultados", acredita Hogan.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório