EUA/China: Comissário Europeu aguarda detalhes do acordo

O comissário europeu para o Comércio, Phil Hogan, afirmou hoje que os detalhes sobre o acordo de comércio alcançado entre os EUA e a China "são um pouco incompletos".

Posições comuns tendem a eliminar distorções no mercado competitivo

© Reuters

Lusa
16/01/2020 15:55 ‧ 16/01/2020 por Lusa

Economia

EUA/China

"Os detalhes ainda são um pouco incompletos nesta altura", afirmou hoje Phil Hogan, em videoconferência a partir de Washington durante uma conferência em Londres da consultora Global Counsel, a propósito do acordo anunciado na quarta-feira, que remove algumas sanções económicas dos EUA em troca de uma intensificação de compras de produtos agrícolas e energéticos norte-americanos por parte da China.

Nos termos da "Fase Um" do acordo, a China compromete-se a comprar cerca de 200 mil milhões de euros em mercadorias dos EUA, especialmente no setor agrícola e no setor das energias, ficando também obrigada a respeitar procedimentos de transferência forçada de tecnologia e de propriedade intelectual.

Donald Trump, vincou que várias tarifas retaliatórias se vão manter até que haja um acordo para a "Fase Dois", esperada para 2021.

"O Presidente dos EUA decidiu que [aplicar] tarifas é uma forma de concentrar a atenção e de trazer as pessoas para a mesa [de negociações]. Ele está obcecado em reduzir o défice com os concorrentes geo-políticos e geo-económicos", referiu Hogan.

Relativamente à União Europeia (UE), acredita que o Presidente norte-americano estará nesta altura a questionar-se como reduzir o défice comercial de 180 mil milhões de dólares (161 mil milhões de euros).

"Ele também não parece ter em conta que 66% das exportações da UE para os EUA contribuem para a criação de empregos. Estas são questões que vão contra o instinto natural do que os políticos têm feito ao longo dos anos para tentar ganhar as próximas eleições. Está a pensar a curto prazo, entre agora e novembro, em termos de obter resultados", acredita Hogan.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas