Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Bruxelas mobiliza ajuda humanitária para o sul de África devido a seca

A Comissão Europeia anunciou hoje que vai mobilizar 22,8 milhões de euros em ajuda humanitária para cinco países sul-africanos (Zimbabué, Madagáscar, Zâmbia, Essuatíni e Lesoto), que enfrentam "uma das maiores secas da década".

Bruxelas mobiliza ajuda humanitária para o sul de África devido a seca
Notícias ao Minuto

12:15 - 16/01/20 por Lusa

Economia África

Em comunicado, o executivo comunitário aponta que este "pacote de ajuda humanitária de 22,8 milhões de euros visa responder às necessidades alimentares de emergência e apoiar as populações vulneráveis" destes cinco países.

A maior fatia desta ajuda humanitária será destinada ao Zimbabué, que contará com um apoio de 16,8 milhões de euros para fornecer assistência alimentar e nutricional e melhores acessos aos cuidados básicos de saúde, água potável e proteção às pessoas vulneráveis.

O restante será distribuído pelo Madagáscar, Zâmbia, Essuatíni e Lesoto para providenciarem assistência alimentar e apoio nutricional.

Ao todo, desde janeiro de 2019, a UE já alocou um total de 67,95 milhões de euros para assistência humanitária em toda a região da África Austral, de acordo com dados hoje divulgados.

Citado pela nota de imprensa, o comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, salienta que a seca que afeta esta zona está a "fragilizar muitas famílias pobres, [...] que estão a lutar para ter suficientes mantimentos devido às quebras de 'stock' e que têm acesso reduzido a água potável".

Segundo números das organizações internacionais, cerca de 12 milhões de pessoas estão em situação de emergência alimentar na região, o que já motivou vários alertas das Nações Unidas e da Cruz Vermelha Internacional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório