Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Recebe até 658 euros de pensão? Vai ter um aumento extra de 10 euros

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, garantiu que esta proposta já está "fechada".

Recebe até 658 euros de pensão? Vai ter um aumento extra de 10 euros
Notícias ao Minuto

09:40 - 16/01/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Pensões

Afinal, os pensionistas que recebem até 658,2 euros vão mesmo ter um aumento extraordinário das pensões em 2020, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores. A garantia foi dada pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, em entrevista ao jornal online ECO

Em cima da mesa estão 10 euros de aumento extra, sendo que ainda falta definir quando é que chegarão, efetivamente, ao bolso dos pensionistas

A medida está ainda em discussão, numa altura em que decorre a fase de debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2020, sendo também uma das reivindicações dos partidos mais à Esquerda. 

"Sinalizámos que iria haver um aumento extraordinário de pensões em termos semelhantes ao que ocorreu no passado. Ficámos de fechar os detalhes, nomeadamente a partir de que momento esse aumento irá acontecer", disse o membro do Executivo que, no Parlamento, faz a ligação entre o Governo e os partidos.

Segundo Duarte Cordeiro, a medida será tomada "nos mesmos termos dos anos anteriores".

Tanto o PCP como o Bloco de Esquerda já entregaram propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 que contemplam aumentos extraordinários de dez euros nas pensões.

PCP quer um aumento mínimo para todas as pensões em dez euros desde janeiro, tendo em vista "mitigar os insuficientes aumentos que resultam da aplicação do mecanismo de atualização anual".

Na semana passada, a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, revelou que o Governo mostrou abertura para uma "atualização extraordinária das pensões", à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, bem como para uma "redução das propinas". 

Em 2017 e 2018, as pensões tiveram um aumento extra pago a partir de agosto. Em 2017, o acréscimo de despesa foi de 79 milhões de euros e de 154 milhões de euros em 2018. No ano passado, o aumento extraordinário das pensões entrou em vigor logo em janeiro e teve um custo de cerca de 137 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório