Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ameaças climáticas são as principais preocupações das empresas

Pela primeira vez, na previsão a 10 anos apresentada pelo estudo, todos os riscos globais do top 5 em termos de probabilidade são ambientais.

Ameaças climáticas são as principais preocupações das empresas
Notícias ao Minuto

09:47 - 15/01/20 por Notícias ao Minuto

Economia Ameaças

As "graves ameaças ao clima" saltaram para o topo das preocupações no meio empresarial, de acordo com o relatório Global Risks Report, elaborado pelo Fórum Económico Mundial. É necessária uma abordagem multilateral para reduzir os riscos, de acordo com o estudo. 

Além das ameaças, este relatório do Fórum Económico Mundial estima uma desaceleração da economia este ano, ao mesmo tempo que prevê um acentuar das divisões nacionais e internacionais. 

A opinião dos especialistas consultados para este estudo é claro: as ameaças ambientais são, efetivamente, um problema grave. 

"Pela primeira vez, na perspetiva a 10 anos apresentada pelo estudo, todos os riscos globais do top 5 em termos de probabilidade são ambientais", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

"O panorama político está polarizado, o nível das águas do mar está a aumentar e os incêndios climáticos prosseguem. Este é o ano em que os líderes mundiais devem trabalhar com todos os setores da sociedade no sentido de reparar e revitalizar os nossos sistemas de cooperação, não só para benefícios a curto prazo, mas também para combater os nossos riscos mais enraizados", refere Borge Brende, presidente do Fórum Económico Mundial, citado no mesmo comunicado.

Eis as principais ameaças, identificadas no estudo: 

  1. Eventos climáticos extremos com grandes danos ao património, às infraestruturas e perda de vidas humanas.
  2. Fracasso na mitigação e adaptação às alterações climáticas por governos e empresas.
  3. Desastres e danos ambientais provocados pelo homem, incluindo crime ambiental, como o derramamento de petróleo e a contaminação radioativa.
  4. Perda significativa da biodiversidade e colapso de ecossistemas (terrestre ou marinho) com consequências irreversíveis para o ambiente, resultando em recursos severamente esgotados para a humanidade, assim como para as indústrias.
  5. Grandes catástrofes naturais como terramotos, tsunamis, erupções vulcânicas e tempestades geomagnéticas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório