Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Bruxelas dá 1.º passo para o salário mínimo europeu. Proposta convence?

Comissão Europeia quer que os países da União Europeia (UE) fixem um salário base equivalente a 60% da remuneração média nacional.

Bruxelas dá 1.º passo para o salário mínimo europeu. Proposta convence?
Notícias ao Minuto

09:10 - 14/01/20 por Notícias ao Minuto

Economia Bruxelas

O salário mínimo europeu já vem sendo falado, mas até agora não havia nenhuma proposta em concreto. O El País conta que a Comissão Europeia quer que os países da União Europeia (UE) fixem um salário base equivalente a 60% da remuneração média nacional, com o objetivo de promover a convergência económica entre os Estados-membros.

Ainda assim, esta medida - desde que é falada - tem gerado críticas por parte de países como a Dinamarca ou a Suécia, que alegam que este modelo pode prejudicar a negociação coletiva, de acordo com o Guardian.

Ao que indica o jornal britânico, os planos da Comissão Europeia relativamente a este assunto serão tornados públicos esta terça-feira, pela voz da presidente Ursula von der Leyen.

Seja como for, o objetivo desta medida é estimular a convergência económica entre os vários Estados-membros, reduzindo o risco de uma diferença salarial num mercado de trabalho sem fronteiras, "recuperando uma parte dos 110 milhões de europeus em risco de pobreza". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório