Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

EDP alerta (e aconselha) clientes para emails e SMS fraudulentos

Tendo obtido a informação de que estão a ser enviados “emails e SMS fraudulentos em nome da EDP Comercial”, a elétrica está a alertar os clientes e a aconselhá-los a detetar e a protegerem-se destas situações.

EDP alerta (e aconselha) clientes para emails e SMS fraudulentos
Notícias ao Minuto

08:42 - 28/12/19 por Notícias Ao Minuto

Economia Fraude

A EDP Comercial está a informar os clientes sobre como podem proteger-se contra emails e SMS fraudulentos. A ação da elétrica acontece depois de ter detetado que “têm sido enviados emails e SMS fraudulentos em nome da EDP Comercial”.

Neste link encontrará alguns exemplos dessa “comunicação fraudulenta”, a que deve estar atento. 

Esclarecendo que “todos os SMS enviados pela EDP Comercial são identificados com o remetente EDPC” e com as referências multibanco “12223, 23013, 21196, 20174”, a empresa vinca ainda que todas as comunicações feitas por email são enviadas “a partir de um domínio edp”, com exceção feita a “estudos de mercado, inquéritos de satisfação ou cobrança de dívida feita por entidades externas, devidamente identificados”.

Ainda assim, lê-se no email enviado pela EDP Comercial aos clientes, deve manter-se alerta porque “quem pratica estas tentativas de fraude pode conseguir dissimular o remetente das mensagens de forma a aparentar terem sido enviadas de remetente legítimo”.

Se no email existirem links que lhe pareçam suspeitos, não clique. Nunca, em circunstância alguma, a EDP envia ficheiros zip via email - não abra ficheiros antes de se certificar que o conteúdo é seguro”, avisa a elétrica, acrescentando também que “não solicita informação pessoal e/ou confidencial (tal como como o nº cartão bancário, username ou password) por email ou SMS”.

Assim sendo, “sempre que suspeitar” de alguma comunicação em nome da EDP deve esclarecer as suas dúvidas através da linha de atendimento 808 53 53 53 ou “aceder à sua área de cliente” no site da EDP Comercial e colocar “um pedido de apoio” ou, se preferir, preenchendo este formulário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório