Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Administração do Bankinter quer colocar seguradora Línea Directa em bolsa

A administração do Bankinter vai propor aos acionistas a entrada em bolsa da seguradora Línea Directa e a distribuição por aqueles do prémio de emissão em ações, segundo comunicado divulgado pela agência de comunicação do banco espanhol.

Administração do Bankinter quer colocar seguradora Línea Directa em bolsa
Notícias ao Minuto

06:39 - 19/12/19 por Lusa

Economia Bankinter

A decisão foi tomada na reunião da administração, realizada na quarta-feira, e a reunião magna está prevista para março de 2020.

Os acionistas vão discutir a proposta de distribuição em espécie do total do prémio de emissão, no valor de 1.184 milhões de euros, mediante a entrega aos seus acionistas de 82,6% do capital social da sua filial Línea Directa Aseguradora.

Este valor é "uma estimativa razoável feita na data atual do valor de mercado de 82,6% do capital social da Línea Directa", detalhou-se no texto enviado à agência Lusa.

Depois desta operação, o Banco irá manter uma participação financeira minoritária de 17,4% na referida seguradora.

O objetivo proclamado da operação é o de "separar o negócio de seguro direto do negócio bancário", no final da qual "a Línea Directa passará a ser uma seguradora independente e cotada".

Antes da transação, a Línea Directa ainda vai pagar ao Bankinter um dividendo de 60 milhões de euros, segundo o texto enviado pela agência de comunicação.

A Línea Directa foi fundada em 1995 e em 2009 o Bankinter adquiriu ao Royal Bank of Scotland os 50% que não controlava na seguradora, por 426 milhões de euros. Desde então, a empresa distribuiu 1.058 milhões de euros na forma de dividendos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório