A Comissão Europeia apresentou, esta quarta-feira, o Pacto Ecológico Europeu, um plano de combate às alterações climáticas, que visa a neutralidade carbónica a partir de 2050. Ao mesmo tempo que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresentava o plano, a representação do organismo comunitário em Portugal realizou uma conferência para explicar as medidas que fazem parte deste projeto.
O Pacto Ecológico Europeu prevê ainda que no próximo verão a Comissão avance com um plano abrangente para reduzir em 55% as emissões de gases com efeito de estufa (face aos atuais 50%) até 2030.
Nas ações previstas no Pacto -- transversal a vários setores de atividade, da indústria, à mobilidade, passando pela energia e agricultura, entre outros -- incluem-se a proposta de uma tarifa fronteiriça para o carbono em determinados setores, novos regulamentos para a uma construção mais verde e uma estratégia para produção de energia eólica em 'offshore'.
No vídeo que se segue pode ver a explicação do Pacto Ecológico Europeu, em detalhe, por Humberto Rosa, da Direção-Geral do Ambiente, e Paula Abreu Marques, da Direcção-Geral de Energia, num evento organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.
O Pacto, que vai ser debatido no Conselho Europeu de quinta e sexta-feira, "mostra como transformar o nosso modo de viver e trabalhar, de produzir e consumir, por forma a termos uma vida mais saudável e a tornar as nossas empresas inovadoras", referiu ainda Von der Leyen.