Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Principais bancos europeus vão enfrentar pressões sobre receitas em 2020

A agência de 'rating' Fitch considera que os principais bancos europeus vão enfrentar em 2020 maiores pressões sobre as receitas devido às fracas perspetivas sobre o crescimento da economia e o prolongamento das baixas taxas de juros.

Principais bancos europeus vão enfrentar pressões sobre receitas em 2020
Notícias ao Minuto

15:23 - 10/12/19 por Lusa

Economia Fitch

Em informação hoje divulgada, a Fitch considera que a perspetiva negativa sobre os bancos da Europa ocidental em 2020 se deve ao facto de ser esperado enfraquecimento das receitas e da rentabilidade.

A Fitch espera também que, perante dificuldades de gerar negócio, os bancos continuem os esforços para aumentar a eficiência operacional.

Considera ainda que, em 2020, os bancos europeus terão o desafio de gerir o custo do excesso de liquidez, pelo que estão a passar o excesso de liquidez para empréstimos ou investimentos em títulos.

Ao mesmo tempo, a maioria dos grandes bancos europeus, diz a agência de 'rating', já está a cobrar pelos depósitos de clientes institucionais e grandes empresas, apesar de haver limitações legais a essas taxas (caso de Portugal).

A agência de 'rating' indica ainda que para gerir a falta de lucros operacionais os bancos terão de fazer alterações aos seus modelos de negócios para serem mais competitivos e, logo, mais lucrativos.

Na semana passada, a Fitch avaliou o sistema bancário português, considerando que haverá uma nova fase de consolidação na banca a longo prazo, face à pressão sobre as receitas dos bancos e à necessidade de criar instituições mais resilientes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório