Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

OE2020: Governo apresenta proposta de aumentos salariais na quarta-feira

O Governo remeteu para a próxima quarta-feira a apresentação da proposta de aumentos salariais para 2020 aos sindicatos da administração pública, disse hoje a presidente do STE.

OE2020: Governo apresenta proposta de aumentos salariais na quarta-feira
Notícias ao Minuto

17:01 - 09/12/19 por Lusa

Economia OE2020

À saída de uma reunião com o secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, sobre as matérias orçamentais, a presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Helena Rodrigues, disse aos jornalistas que o Governo não apresentou qualquer proposta de atualização salarial para 2020 durante o encontro.

"O Governo apresentou uma proposta de articulado relativamente às matérias da administração pública que irão constar do Orçamento do Estado, não tivemos ainda qualquer sinal quanto às remunerações, será na próxima quarta-feira", afirmou Helena Rodrigues aos jornalistas.

Segundo a dirigente sindical, o documento contempla "o regresso à normalidade", ou seja, os trabalhadores que progredirem em 2020 "progredirão sem qualquer faseamento", adiantou Helena Rodrigues.

"Uma mudança de posição remuneratória não será agora paga em suaves prestações", afirmou a sindicalista.

Helena Rodrigues considerou que "o tempo é curto" para a negociação com os sindicatos, uma vez que a proposta de OE2020 deverá ser entregue no parlamento dia 16. Até lá está agendada uma nova reunião para quarta-feira e poderá haver uma reunião suplementar dia 13, caso seja pedida pelos sindicatos.

"Quando soubermos qual é a atualização [salarial] quase não temos tempo para reagir", criticou a presidente do STE.

Sobre a revisão das carreiras especiais, Helena Rodrigues disse que "está a ser feito um estudo para ver qual é a necessidade de revisão de carreiras ainda não revistas", mas este é um processo que não será feito no imediato.

O STE exige uma atualização da tabela salarial de 3% no próximo ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório