Embaixador de Angola na Bélgica é o novo secretário-geral do Grupo ACP

O embaixador de Angola na Bélgica, Georges Chikoti, é o novo secretário-geral do Grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP), anunciou hoje a embaixada da República de Angola em Lisboa.

Fundo Soberano de Angola atinge dotação de 5 mil milhões de dólares

© Reuters

Lusa
07/12/2019 22:45 ‧ 07/12/2019 por Lusa

Economia

Grupo ACP

Segundo a embaixada, num comunicado hoje divulgado, Georges Chikoti "foi hoje eleito em Nairobi novo Secretário-geral do Grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP) durante mais uma sessão do Conselho de Ministros do ACP, tendo vencido Brave Rona Ndisale, do Malawi, e Chifamba Tadeus Tafirenyika, do Zimbabwe".

Georges Chikoti, de 64 anos, que nasceu em Dondi, província do Huambo, é mestre em Geografia Económica e licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Otava, no Canadá.

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, citado no comunicado, considerou que a escolha de Georges Chikoti para secretário-geral da ACP "é uma garantia para a existência de um secretariado compatível com as dinâmicas do novo mundo".

"Na verdade, o senhor embaixador Georges Chikoti, pelas suas qualidades pessoais, a sua competência e longa experiência na arena internacional, parece-nos ser a escolha certa no momento certo e uma garantia de que teremos um secretariado dinâmico e atuante, compatível com as dinâmicas de um mundo marcado por rápidas transformações", afirmou o governante, em declarações à comunicação social, em Nairobi.

Georges Chikoti assume funções em março de 2020. O mandato termina em 2025.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas