Operação STOP do Fisco: AT afasta processos disciplinares

As conclusões da operação STOP do Fisco foram publicadas, esta segunda-feira, e a Autoridade Tributária decidiu afastar a instauração de processos disciplinares.

Governo cancela ação do Fisco de controlo a condutores em Valongo

© iStock

Beatriz Vasconcelos
02/12/2019 13:16 ‧ 02/12/2019 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Fisco

A Autoridade Tributária (AT) analisou o caso da operação STOP do Fisco em maio, em parceria com a GNR, e concluiu que não se justifica a instauração de processos disciplinares. Porém, salienta a importância deste caso para a reflexão sobre a coordenação geral dos serviços centrais da AT para que sejam tomadas medidas neste sentido. 

"Em face do exposto, verificou-se que as faltas observadas não justificam a instauração de processos disciplinares", pode ler-se nas conclusões do inquérito da opeação 'Ação sobre rodas' publicadas pela AT, esta segunda-feira.

Porém, o Fisco diz que esta reflexão serve para adotar medidas para que os serviços centrais da AT possam melhorar a coordenação. 

"Não obstante, o presente processo ter permitido uma reflexão sobre a necessidade de adoção de medidas que habilitem os serviços centrais da AT a intensificar a coordenação geral e a supervisão de procedimentos executivos de massa ou que possam vir a ter maior exposição pública", pode ler-se. 

A operação STOP que 'obrigava' os condutores a pagar dívidas às Finanças foi cancelada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais em maio, mas o 'ponto final' não pôs termo à polémica em torno da operação. O Governo anunciou que foi aberto um inquérito para averiguar os moldes em que a ação decorreu.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas