Gás natural tem contributo "muito importante" na transição energética

A Associação Portuguesa de Empresas de Gás Natural (AGN) defendeu hoje que o gás natural tem "um contributo muito importante" na transição energética, continuando a desempenhar um papel "insubstituível" para o cumprimento das metas nacionais.

Notícia

© iStock

Lusa
26/11/2019 08:19 ‧ 26/11/2019 por Lusa

Economia

Gás natural

"A nossa preocupação não é a diminuição da utilização de gás natural. O que temos como preocupação central é que neste contexto temos que dar relevo à importância que o gás natural tem hoje, mas estará também muito presente no futuro com um contributo muito importante para o cumprimento das metas", disse à agência Lusa a diretora-geral da AGN, Suzana Toscano, no dia do encontro anual da AGN com o tema "Gás natural: Energia de hoje e do futuro", que decorre em Lisboa.

Em declarações à Lusa, a responsável considerou que uma alteração do 'mix' energético -- com o reforço do peso das fontes de energia renováveis -- "não pode significar uma redução da importância do gás natural, pelo contrário, deve ser considerado como parceiro do crescente acolhimento das renováveis".

"É preciso chamar a atenção que esta fonte de energia continuará a ter um papel insubstituível para o cumprimento das metas que estão desenhadas", declarou, referindo que o gás natural continuará a ser "a ser indispensável para garantir a estabilidade e a flexibilidade que a rede [elétrica] necessita para acolher as diferentes fontes de energia renovável"

Na indústria, acrescentou, "o gás natural é ainda insubstituível como fonte térmica". "Outro setor muito importante é o da mobilidade, sobretudo nos transportes pesados e nos marítimos", acrescentou.

A diretora-geral da AGN defendeu que "é natural que os programas [relativos à transição energética] ponham o foco no que vai ser diferente. É compreensível e legítimo".

"O que consideramos é que não é possível esquecer a importância [do gás natural] no 'mix' energético. Não dizemos que tenha sido esquecido, mas tem que ser falado", sublinhou.

Suzana Toscano disse ainda que "outro aspeto muito importante é a questão das infraestruturas gasistas modernas, eficientes, que têm de ser aproveitadas. Tem que se considerar formas de valorizar a infraestrutura".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas