Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Euro cai mas mantém-se próximo dos 1,11 dólares

O euro caiu hoje face ao dólar, mantendo-se perto dos 1,11 dólares, após o BCE ter considerado que as baixas taxas de juro "podem encorajar uma excessiva assunção de riscos" por parte de algumas instituições financeiras não bancárias.

Euro cai mas mantém-se próximo dos 1,11 dólares
Notícias ao Minuto

18:40 - 20/11/19 por Lusa

Economia Moeda

Pelas 18h11 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1070 dólares, quando na terça-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1080 dólares.

O euro também caiu em comparação com a libra e com o iene.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou hoje a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1059 dólares.

O BCE considerou que as baixas taxas de juro "podem encorajar uma excessiva assunção de riscos" por parte de algumas instituições financeiras não bancárias, num relatório sobre estabilidade financeira hoje divulgado.

"Enquanto o ambiente de baixas taxas de juro apoia a economia em geral, também notamos algum aumento na tomada de riscos que pode, a médio prazo, criar desafios à estabilidade financeira", afirmou o vice-presidente do BCE Luis de Guindos, numa declaração que acompanha o relatório.

O responsável espanhol considerou também que "as autoridades devem usar todas as ferramentas disponíveis para abordar o crescimento de vulnerabilidades".

De acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira hoje divulgado, "o ambiente de baixas taxas de juro apoia a atividade económica ao encorajar a tomada de riscos económicos".

"Os sinais de assunção excessiva de riscos financeiros, incluindo para algumas instituições financeiras não bancárias, empresas altamente alavancadas e setores imobiliários requerem monitorização e ações de política macroprudencial dedicadas" por parte do BCE, pode também ler-se no documento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório