Pobreza extrema afeta 13,5 milhões de pessoas no Brasil

A pobreza extrema no Brasil atingiu 13,5 milhões de pessoas em 2018, o nível mais alto desde 2012, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Exército do Brasil volta a fazer operações na maior favela do Rio de Janeiro

© Lusa

Lusa
06/11/2019 18:14 ‧ 06/11/2019 por Lusa

Economia

Brasil

 

São consideradas pessoas em situação de extrema pobreza aquelas com rendimentos abaixo de 1,9 dólares por dia (1,7 euros), segundo critério adotado pelo Banco Mundial.

Embora a percentagem tenha ficado estável em relação a 2017, subiu de 5,8% (quando afetava 11,2 milhões de pessoas), em 2012, para 6,5% em 2018, um recorde em sete anos.

O Brasil conseguiu reduzir as taxas de pobreza extrema para 4,5% da população, mas a partir de 2014 a taxa começou a subir novamente devido à grave crise económica que derrubou o produto interno bruto (PIB) do país sete pontos percentuais, entre os anos de 2015 e 2016.

O estudo do IBGE indicou também que embora um milhão de pessoas tenham deixado a linha de pobreza -- com rendimento diário inferior a 5,5 dólares (cinco euros)-- um quarto da população brasileira, ou 52,5 milhões de pessoas, ainda vivia nesta faixa de rendimento.

O índice caiu de 26,5%, em 2017, para 25,3% em 2018, porém, a percentagem está longe do alcançado em 2014, o melhor da série histórica, quando a pobreza atingia 22,8% da população brasileira.

"Em 2012, foi registado o maior nível da série para a pobreza, 26,5%, seguido de queda de quatro pontos percentuais em 2014. A partir de 2015, com a crise económica e política e a redução do mercado de trabalho, os percentuais de pobreza passaram a subir, com pequena queda em 2018, que não chega a ser uma mudança de tendência", avaliou Pedro Rocha de Morais, analista do IBGE.

O estudo indicou ainda que a pobreza afeta sobretudo pessoas de raça negra e mulatos, que representam 72,7% dos pobres vivendo no Brasil, o que em números absolutos são 38,1 milhões de pessoas.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas