Relação EUA/China conhece desenvolvimentos hoje. Está à vista um acordo?

Espera-se que seja concluída, esta sexta-feira, uma ronda de negociações entre as duas partes. O encontro vai realizar-se na Casa Branca, nos EUA, e contará com a presença de Donald Trump.

Relação EUA/China conhece desenvolvimentos hoje. Está à vista um acordo?

© iStock

Beatriz Vasconcelos com Lusa
11/10/2019 08:10 ‧ 11/10/2019 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia

tensões comerciais

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que na quinta-feira vai acontecer um "grande dia de negociações com a China", uma ronda que poderá trazer desenvolvimentos na relação entre os dois países. Pelo menos, foi essa a indicação deixada pelo líder dos EUA, apesar de não mostrar se está ou não disponível para 'dar a mão' à China. 

"Eles querem um acordo, mas será que eu quero? Vou reunir com o vice-primeiro-ministro [chinês] amanhã na Casa Branca", escreveu Donald Trump, na rede social Twitter. 

Esta ronda negocial traz uma novidade: a presença do líder norte-americano, cuja presença não estava inicialmente prevista. A comitiva americana, sublinhe-se, é liderada pelo representante do Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

Já do lado da China, a comitiva é liderada pelo vice-primeiro-ministro e principal negociador para este acordo pelo lado de Pequim, Liu He, e inclui ainda o ministro do Comércio e o governador do banco central da China.

As tensões entre Pequim e Washington têm vindo a crescer e são consideradas como uma das maiores ameaças ao crescimento global. As partes já impuseram taxas alfandegárias adicionais sobre centenas de milhares de milhões de dólares das exportações de cada um, numa disputa motivada pela política de Pequim para o setor tecnológico.

Em causa está o plano "Made in China 2025", que visa transformar as empresas estatais chinesas em potências tecnológicas, com capacidades em setores de alto valor agregado, como inteligência artificial, energia renovável, robótica e carros elétricos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas