Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Queixas sobre contas na banca continuam a liderar (e a crescer)

No primeiro semestre de 2019, o Banco de Portugal recebeu 8.022 reclamações sobre banca, com as contas de depósito a liderar.

Queixas sobre contas na banca continuam a liderar (e a crescer)
Notícias ao Minuto

13:04 - 25/09/19 por Notícias ao Minuto

Economia Contas

O Banco de Portugal (BdP) recebeu mais de oito mil reclamações sobre a banca nos primeiros seis meses do ano. As queixas relacionadas com as contas de depósito continuam a liderar, a par do crédito aos consumidores, à habitação e hipotecário. 

"Os produtos mais contratados são os que originam mais reclamações: as contas de depósito, o crédito aos consumidores e o crédito à habitação e hipotecário motivaram, respetivamente, 31,7%, 26,8% e 12,2% das reclamações apresentadas pelos clientes bancários", refere o BdP, no comunicado sobre a Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental. 

No caso das contas de depósito, o número de reclamações aumentou de 13 para 14 por cada 100 mil contratos e no crédito aos consumidores, o número de reclamações subiu, de 16 para 18 em cada 100 mil contratos. Pelo contrário, no crédito à habitação e hipotecário, o número de reclamações diminuiu, de 47 para 46 por cada 100 mil contratos. 

Contas de serviços mínimos estão a crescer

Segundo os dados compilados pelo supervisor da banca, no final do primeiro semestre deste ano existiam mais 33,1% de contas de serviços mínimos bancários do que no final do ano passado. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 55,6%. 

"No primeiro semestre de 2019, o Banco de Portugal realizou ações de inspeção à distância a 107 instituições e ações de inspeção 'cliente mistério' a 25 balcões de 14 instituições para avaliar o cumprimento dos deveres de informação a que estão adstritas no âmbito dos serviços mínimos bancários. Estas ações foram complementadas com inspeções aos serviços centrais para avaliação da organização e procedimentos internos para a prestação destes serviços", aponta ainda o supervisor. 

Três bancos no pódio das queixas

Os três bancos que lideram as reclamações recolhidas pelo Banco de Portugal são o o Deutsche Bank, o Banco CTT e o Bankinter, que lideram as reclamações nas contas de depósito, no crédito ao consumo e no crédito à habitação, respetivamente.

Cinco bancos não cobram comissões nos serviços mínimos

O relatório hoje divulgado indica ainda que, no final do primeiro semestre, existiam cinco instituições que não cobravam qualquer encargo (comissões ou outros encargos) por uma conta de serviços mínimos bancários: Caixa Geral de DepósitosActivobank, Banco CTTBNI -- Banco de Negócios Internacional, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Leiria.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório