Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Wall Street fecha em baixa devido a nervosismo com negociações EUA-China

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, com os investidores a cederem ao anúncio de cancelamento da deslocação de dirigentes chineses a quintas dos Estados do Montana e Nebrasca. Nervosismo com negociações

Wall Street fecha em baixa devido a nervosismo com negociações EUA-China
Notícias ao Minuto

23:30 - 20/09/19 por Lusa

Economia EUA

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average cedeu 0,59%, para os 26.935,07 pontos.

O tecnológico Nasdaq recuou 0,80%, para as 8.117,67 unidades, e o alargado S&P500 perdeu 0,49%, para as 2.992,07.

No conjunto da semana, o Dow Jones desvalorizou 1,04%, o Nasdaq contraiu 0,72% e o S&P500 baixou 0,50%, com estas perdas semanais a serem as primeiras a ocorrerem desde há um mês.

A confirmação de que a delegação chinesa tinha encurtado a sua permanência em solo norte-americano fez cair Wall Street.

O anúncio indicou "que existem outros pontos [na relação sino-norte-americana], porque ao mesmo tempo Donald Trump declarou que não precisava do acordo comercial antes das eleições presidenciais", em novembro de 2020, segundo Quincy Krosby, da Prudential.

"Queremos um acordo total, um acordo parcial não me interessa", afirmou hoje o Presidente dos EUA, Donald Trump. "Isso poderia ir mais depressa, mas não seria um acordo bom. É preciso fazer bem as coisas", acrescentou, mencionando a extrema complexidade do 'dossier'.

Em todo o caso, porém, uma reunião entre negociadores chineses e norte-americanos, iniciada na quinta-feira, continuou hoje em Washington, confirmou à AFP um dirigente dos serviços do Representante dos EUA para o comércio (USTR, na sigla em Inglês).

Os investidores também estiveram a seguir com atenção os comentários de vários membros da Reserva Federal (Fed) sobre a descida da taxa de juro de referência, em um quarto de ponto percentual, anunciada na quarta-feira.

Se o presidente do banco da Fed em Boston, que se tinha oposto à descida, estimou que a economia dos EUA "não precisa de um estímulo monetário suplementar", já o do de Saint Louis, que defendeu um corte maior, considerou que tinha sido melhor "precaver-se contra novas descidas da inflação esperadas e contra um arrefecimento da economia".

De forma geral, "os investidores pareceram satisfeitos com uma Fed que se mostrou atenta aos novos dados económicos, enquanto escrutinava as consequências das tensões comerciais", resumiu Krosby.

A volatilidade nos mercados foi mais forte do que o habitual, devido à época designada como de quatro bruxas, em alusão à ocorrência quatro vezes por ano da expiração dos prazos de vários tipos de contratos e opções, obrigando os investidores a desfazerem-se de algumas posições.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório