Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Reabilitação mantém-se "em terreno positivo" apesar de quebra em agosto

A atividade de reabilitação urbana aumentou 0,2% em agosto, em termos homólogos, mantendo-se "em terreno positivo", apesar de "uma quebra de 1,8%" face ao mês anterior, revelou hoje a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Reabilitação mantém-se "em terreno positivo" apesar de quebra em agosto
Notícias ao Minuto

14:24 - 18/09/19 por Lusa

Economia Barómetro

Segundo os dados obtidos num inquérito mensal aos empresários do setor da construção que atuam no mercado da reabilitação urbana, realizado pela AICCOPN, o índice que mede o nível de atividade continua a registar "uma variação marginalmente positiva", com "um ligeiro aumento de 0,2%" durante o mês de agosto, em termos homólogos.

Em julho, a reabilitação urbana registou "uma quebra de 2,4%" no ritmo de crescimento, face ao mês anterior, mantendo uma variação homóloga positiva de 1,7%".

Assim, os dados de agosto confirmam a tendência de abrandamento no nível de atividade, verificando-se "uma quebra de 1,8%" comparativamente ao mês de julho.

Relativamente à evolução da carteira de encomendas das empresas neste segmento do mercado, "após dois meses com variações homólogas negativas", este índice registou uma recuperação em agosto, "com um crescimento de 1,5% face ao apurado em agosto de 2018".

Em junho, a evolução das obras em carteira verificou "uma variação negativa, com o índice a registar uma redução de 2,4% face ao observado em junho de 2018", situação que repetiu em julho com uma variação homóloga de -1,3%.

No que diz respeito à produção contratada, ou seja, o tempo assegurado de laboração a um ritmo normal de produção, os dados do mês de agosto apontam para "um prazo médio ponderado de 7,3 meses, o que representa uma redução de 5,0%, em termos homólogos".

No mês de julho, a produção contratada fixou-se em 7,7 meses, o que, apesar de representar uma estabilização face a junho, traduz uma quebra, em termos homólogos, de 11,8%, face aos 8,7 meses apurados em julho de 2018.

Fundada em 1892, a AICCOPN é uma associação de âmbito nacional que representa cerca de 8.000 empresas do setor da construção civil e obras públicas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório