Meteorologia

  • 15 NOVEMBRO 2019
Tempo
MIN 8º MÁX 13º

Edição

Se vai usar o cartão para uma compra online, eis como se manter seguro

Há novas regras relativamente à utilização do cartão bancário para a realização de compras online. Tome nota de como pode manter a sua segurança.

Se vai usar o cartão para uma compra online, eis como se manter seguro

É cada vez mais fácil fazer compras online e há cada vez mais consumidores a aderir a esta tendência. Porém, há novas regras relativamente ao pagamento de compras online, entre as quais a 'autenticação forte'. 

Apesar de tudo, continua a ser necessário que garanta a sua segurança quando está a realizar uma compra através da Internet.

Como o fazer? O Banco de Portugal explica

  1. Antes de fazer uma compra online: Verifique se o vendedor é credível, confirme se o site é seguro e evite utilizar acessos públicos e computadores partilhados. Leia atentamente os procedimentos e os cuidados acordados ou recomendados pelo seu banco/prestador de serviços de pagamento para a realização de pagamentos na Internet. 
  2. Quando faz uma compra online com o cartão: Saiba que o seu banco lhe pode solicitar novos elementos de autenticação, privilegie a utilização de cartões de pagamento com segurança acrescida e seja consciencioso na divulgação de informação pessoal ou confidencial, e evite fazê-lo a menos que tal seja imprescindível para a realização do pagamento e sempre em sites que lhe ofereçam segurança.
  3. E depois da compra: Guarde sempre informação sobre o vendedor e os registos das transações efetuada, verifique regularmente o seu extrato e comunique as suspeitas de fraude.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório